Tempo
|
A+ / A-

PNR diz que Rui Tavares “é um escroquezinho”. Livre responde: “Eles são perigosos e andam aí”

14 nov, 2016 - 23:25

Líder do PNR alega que os elementos do seu partido só queriam entrar na sede do Livre para participar num debate sobre a vitória de Trump nos Estados Unidos. Líder do Livre tem uma versão diferente e relata "atitude intimidatória" por parte da extrema-direita.

A+ / A-

Os líderes do Partido Nacional Renovador (PNR), de extrema-direita, e o Livre, de esquerda, têm versões diferentes sobre um incidente registado no domingo na sede deste último partido, em Lisboa.

Em declarações à Renascença, José Pinto Coelho, do PNR, garante que a invasão da sede do Livre por elementos do seu partido, durante uma sessão pública de debate sobre a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, não passa de uma “mentira vergonhosa”.

José Pinto Coelho diz que os 20 elementos do Partido Nacional Renovador que se deslocaram à sede do partido Livre, apenas queriam participar no debate.

“Aquilo que o Partido Livre e o Rui Tavares veicularam na imprensa é a mais vergonhosa mentira. O Rui Tavares é um mentiroso, escroquezinho do pior e um cobarde”, acusa o líder do PNR.

“O que aconteceu foi o seguinte: O Partido Livre anunciou no seu site uma conferência-debate sobre como combater o ‘Trumpismo’. Alguns elementos do PNR estavam juntos, tinha havido uma acção nossa de protesto contra a ‘invasão imigrante’, no Martim Moniz, e decidimos ir a essa conferência-debate para ouvir e para debater e contrapor o nosso ponto de vista. Chegámos lá, reconheceram-nos e não nos deixaram entrar, alegando que a sala estaria cheia. E saímos. Ponto. Não houve rigorosamente nada”, garante José Pinto Coelho.

Bem diferente é a versão do Livre. Em declarações à Renascença, Rui Tavares diz que os membros do seu partido foram alertados pela polícia da intenção de elementos do PNR se deslocarem à sede do Livre para causarem incidentes, o que e facto veio a acontecer quando a entrada lhes foi recusada.

“Alguns elementos do PNR conseguiram entrar na escada do prédio – a nossa sede é num 2.º andar -, vieram atrás de dois membros do nosso partido, que vinham assistir ao debate. Depois subiram e tentaram entrar na sede. Foram insistentemente dando palmadas na porta e tocando à campainha, tentando de certa forma também perturbar a continuação dos trabalhos. Entretanto, soubemos também que já estavam na rua, em frente ao edifício, cerca de 20 elementos do PNR com bandeiras e numa atitude intimidatória”, conta Rui Tavares.

O historiador e antigo eurodeputado diz que o partido Livre ainda não decidiu se vai apresentar queixa contra o PNR, até porque não quer dar mais protagonismo à extrema-direita.

“Nós temos noção de que o PNR está a fazer isto, como fez na manifestação, para procurar protagonismo, para procurar aparecer nos média, uma vez que não conseguem aparecer nem pelas suas ideias nem pela qualidade das suas políticas nem pela densidade do seu programa. Nós pesamos com muito cuidado a divulgação que fazemos disto. Por um lado é preciso alertar as pessoas: eles andam aí. Como nós sabemos por acontecimentos passados, dos anos 90 e já dos anos 2000, eles são perigosos, eles são agressivos”, alerta Rui Tavares.

O incidente na sede do Livre aconteceu depois de um protesto do PNR, no Martim Moniz, que decorreu em simultâneo com uma manifestação de imigrantes a reivindicar autorizações de residência.

Um elemento do PNR foi detido pela PSP, depois de ter tentado furar por várias vezes o cordão de segurança que separava as duas manifestações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Uno
    27 out, 2017 leiria 13:18
    Uma arruela de politcos, nada de supreender pois tem tmabém acontecido com os principais partidos politcos.
  • Bruno Freixo
    16 nov, 2016 Barreiro 19:57
    Para o líder do Livre tenho uma frase: "Paguem o que devem"
  • Pedro Esteves
    15 nov, 2016 Setúbal 23:16
    Quem critica o PNR da forma como já vi aqui nestes comentários é porque defende um regime de esquerda. Para uma boa experiência de um regime de esquerda, um concelho: emigrem todos para a Coreia do Norte, e não precisam voltar. Os verdadeiros Portugueses, ainda não corrompidos mentalmente agradecem! Boa Viagem.
  • rosinda
    15 nov, 2016 palmela 12:44
    O pnr deriva do partido fundado pelo general ramalho eanes! Andei a pesquisar sobre este assunto quero ver se consigo roubar o lugar ao hernani carvalho!
  • António
    15 nov, 2016 Portugal 11:18
    Os extremos tocam-se. livre, bloco, pnr, estão bons uns para os outros.
  • Malatesta
    15 nov, 2016 Lisboa 09:43
    Viriato, é "sofismas" e não "sufismas". Já que és patriota, ao menos escreve na língua do teu país. Só por, vá lá, coerência.
  • Resp. a makiavel
    15 nov, 2016 Lisboa 09:12
    Acho que você è que tem de ser enviado para cabo verde para ficar là com os seus amiguinhos pretos a cuidar deles e eles de si. Talvez fique tâo farto deles que perceba o tipo de gente que essa raça è. Invadiram Portugal, nâo trabalham, vivem do crime, estâo sem documentos, ilegais, e os que teêm docunentos recebem RSI com os nossos impostos, Dorme de dia para roubar à noite. Você se defende esse tipo de gente ....das duas uma...ou è muito otàrio...ou è um.deles ! Nenhum portuguès que se preze de o ser, pode aceitar esta pouca vergonha que os nossos politicos nos obrigam a suportar. È por isso que temos de saber votar em quem nos defende a nòs portugueses, e combate essa bandidagem. Eu jà fui de esquerda em tempos...mas vejo que a esquerda chama essa gente para Portugal e dà lhes casa gratis , rsi e tudo o que eles quiserem, enquanto que o povo português, passa fome e mora em quartos alugados e paga impostos para esta gente e nao tem direitos nenhuns dentro do seu pròprio paìs !!! È INACEITAVÈL ! Por isso comecei a votar no PNR, pois eles atè agora sâo os unicos que combatem esta desgraça que està a acontecer a Portugal e ninguèm quer saber....atè ser tarde demais...
  • Makiavel
    15 nov, 2016 Cascais 08:02
    Acho que esse Pinto Coelho devia ir fazer trabalho comunitário para a Cova da Moura ou para o Laranjeiro, em horário pós-laboral. Entrava às 18h00 e saía às 24h00.
  • tuga
    15 nov, 2016 lisboa 08:00
    O PNR é o único partido contra este sistema corrupto e caduco que está a trair a nossa cultura a nossa identidade ao abrir as portas a tudo que quer vir comer dos nossos impostos!! Esse Rui do livre não teve lugar no B.E. e com outros falhados andam à procura de tacho!!! Porque não falam desses tais imigrantes muitos com contratos de trabalho comprados a outros imigrantes com empresas da treta que na terra do elementos do PNR os agrediram!!,. Porque não levaram esses tais imigrantes agressores presos para identificação e saberem quem lhes vende contratos de trabalho!!!
  • Pedro Rodrigues
    15 nov, 2016 Olhão 07:03
    Já não bastava o cancro do PSD ainda temos que levar com o PNR?

Destaques V+