Tempo
|
A+ / A-

Patrões avaliam caso da Caixa como "desastroso"

14 nov, 2016 - 12:10 • Pedro Mesquita

Presidente da Confederação Empresarial de Portugal alerta que o arrastar do problema está a prejudicar as empresas e a economia do país.

A+ / A-

O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal classifica de "desastrosa" a condução do processo da Caixa Geral de Depósitos, após a nomeação da administração liderada por António Domingues.

"O dossier Caixa foi gerido desastrosamente, desde a nomeação da administração", afirma em entrevista à Renascença.

António Saraiva alude a "episódios caricatos" que levam a que, na prática, o maior banco português esteja sem gestão efectiva: "O único banco público e o principal banco português está sem uma gestão no terreno, embora em plenas funções, e ainda estarmos a assistir a estes episódios - entrega, ou não entrega, demite-se ou não se demite. Enfim, tudo isto é caricato, não foi gerido, na nossa opinião, da melhor forma."

"Há uma administração que não está em plenas funções com tudo o que isso implica na cadeia de decisão da própria Caixa", reforça.

O presidente da CIP lembra que esta situação implica prejuízos para as empresas e para a economia, porque "há projectos de investimento, há reestruturações de dívidas, há novos contratos, enfim há um conjunto de actividades no relacionamento das empresas com a Caixa Geral de Depósitos que têm registado alguma morosidade na decisão".

"A nossa preocupação é a fragilidade do sistema financeiro português, porque são os bancos o principal financiador, ainda, da actividade das empresas em Portugal e das actividades económicas."

"Alguma solução vai existir, seguramente, e a administração da Caixa tomará a posição que entender, de acordo com o que lhe foi prometido. Para nós, o que é importante é que haja uma administração em plenas funções. O Importante é que a Caixa Geral de Depósitos esteja actuante e não paralisada no seu dia-a-dia", remata o presidente da CIP.

Quinta-feira pode ser o “dia D” da nova administração da Caixa Geral de Depósitos liderada por António Domingues. Está marcada para esse dia uma reunião do Conselho de Administração do banco público e um dos pontos da agenda será, inevitavelmente, a questão da obrigatoriedade de entregar a declaração de rendimentos e património no Tribunal Constitucional (TC).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Ribas
    14 nov, 2016 Angra do Heroísmo 19:19
    Outra prendinha da PAF para o Zé pagar.
  • Eugénio Rodrigues
    14 nov, 2016 Avintes 17:20
    Reclamar na sede do PSD, se faz favor. Obrigado!
  • Zé Ninguem
    14 nov, 2016 Alverca 15:41
    Esta enganado Sr Presidente, quanto mais tempo durar este impasse , melhor é para a economia Portuguesa, ou seja quantos menos financiamentos forem feitos as empresas que V.Excia refere , menos créditos mal parados vamos ter de suportar no futuro ! Restantes créditos funcionam normalmente ao nível das delegações !!!
  • alberto
    14 nov, 2016 sitio do campo de cima 15:36
    Este Saraiva foi um submarino infiltrado nos sindicatos para depois ir para a CIP (camada de incompetentes do patronato). É mais um vendido!!!
  • Nuno
    14 nov, 2016 V.N.Gaia 14:35
    Digam o que disserem já nada desculpa tais atitudes destes senhores. Para mim não têm condições morais e politicas para serem administradores de tal instituição.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    14 nov, 2016 Lx 14:13
    Desastroso e indecoroso o processo.Leis à medida dos gestores e mesmo assim não acertam.Incompetência absoluta este Governo que sacode a água do capote...Centeno foge que o derrotado Costa vai exigir a sua cabeça...E o PCP e as histéricas do BE fingem que não vêm...Uns populistas e ainda falam dos Trumps da vida..:São piores que o Trump essa esquerda do caviar...
  • emigrante
    14 nov, 2016 Londres 14:08
    Se esta trapalhada fosse originada pelo Passos, imagino toda imprensa e alguns camaradas de partido a chamar-lhe incompetente garoto, impreparado, mas como vem do super herói Costa, todos assobiam para o lado.
  • Jorónimo
    14 nov, 2016 Lx 14:04
    A trapalhada em que a Geringonça está a colocar o país. É deplorável, que por uma questão de sobrevivência política, estejam a utilizar e enganar os portugueses. Lá teremos nós de pagar pela incompetência deste Costa e do Centeno.
  • Luis
    14 nov, 2016 Lisboa 14:02
    Enquanto o outro e a outra andaram a arrastar o problema tempos interminaveis não ouve qualquer problema. Agora com estes já há. Que havemos de fazer?

Destaques V+