Tempo
|
A+ / A-

Teolinda Gersão recebe prémio Fernando Namora

10 nov, 2016 - 00:03

Já Ricardo Fonseca Mota ganhou prémio Agustina Bessa-Luís.

A+ / A-

A escritora Teolinda Gersão recebeu esta quarta-feira o prémio Fernando Namora. Pela segunda vez, a autora foi distinguida com este galardão que foi entregue ao mesmo tempo que foi atribuído o prémio Agustina Bessa-Luís ao escritor Ricardo Fonseca Mota.

Os dois prémios literários foram entregues pelas mãos do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia no Casino do Estoril.

Teolinda Gersão já é repetente. É a única escritora da história do prémio Fernando Namora que recebe a distinção pela segunda vez. Agora foi pelo livro “Passagens”, editado em 2015 pela Sextante.

“Passagens” é, nas palavras do presidente do júri, Guilherme d'Oliveira Martins, um livro sobre as relações humanas actuais. Fala de cuidadores e de doentes.

Com menos de 30 anos, Ricardo Fonseca Mota viu o seu livro “Fredo” também a ser distinguido pelo júri, que cola na capa do livro editado pela Gradiva o nome de Agustina Bessa-Luís, patrona deste galardão.

A capacidade de contar histórias, que recordam o Holocausto, foi sublinhada pelo leitor e também Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entregou os prémios.

Os prémios Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora são atribuídos anualmente pela Estoril Sol. Uma aposta na cultura mesmo em tempos adversos admite o presidente da instituição, Mário Assis Ferreira.

O prémio Fernando Namora já distinguiu escritores como Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral ou José Eduardo Agualusa. Já o prémio Agustina Bessa-Luís já foi entregue a Tiago Patrício, Raquel Ochoa ou Paulo Bogalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+