Tempo
|
A+ / A-

Da vantagem de Hillary nas sondagens à vitória de Trump nas urnas

09 nov, 2016 - 06:54 • Carlos Calaveiras

O mundo está em choque à espera para ouvir o novo líder norte-americano.

A+ / A-
O elogio a Hillary no discurso de vitória de Trump
O elogio a Hillary no discurso de vitória de Trump


O mundo está a acordar em estado de choque. O magnata Donald Trump vai ser o 45.º Presidente dos Estados Unidos.

Quando o Alasca encerrou as urnas, às 6h00, hora de Portugal continental, já os apoiantes do candidato republicano festejavam, com os democratas em lágrimas, incrédulos.

A noite foi longa e, no início, (quase) ninguém acreditava neste cenário. As sondagens e as projecções das televisões davam vantagem a Hillary Clinton. E os especialistas nestes estudos vão ter muito que explicar.

A maré começou a mudar quando a Florida surgiu como “too close to call”, ou seja, sem certezas quanto ao vencedor. Era (é) um estado decisivo. Se a antiga secretária de Estado vencesse, a corrida presidencial terminaria cedo e seria mulher a próxima inquilina da Casa Branca.

E depois há tradições que ainda têm peso na América: Vigo County, um pequeno condado no estado do Indiana, acerta no vencedor das eleições desde 1952. Este ano, venceu Donald Trump com 55% dos votos.

A partir daqui a maré vermelha, a cor dos republicanos, foi sempre em crescendo: Kansas, Nebraska, Wyoming, Dakota do Norte e Dakota do Sul, mais o estado chave do Ohio - o estado que não falha o nome do Presidente desde 1960. A estocada final na candidatura democrata foi a derrota na Florida, um dos principais “swing states” com 29 delegados, que caiu para Trump.

O candidato republicano já atingiu o número mágico no Colégio Eleitoral (270) e venceu também o voto popular. A vitória é tão clara que Trump arrisca-se a ultrapassar os números de Obama.

As primeiras réplicas já se fazem sentir, as bolsas caíram, o petróleo desceu e já há reuniões de emergência marcadas por vários governos.

As inúmeras polémicas em que o candidato milionário esteve envolvido nos últimos meses não o prejudicaram na corrida presidencial. A esta hora ainda nenhum dos candidatos falou, mas já ninguém tem dúvidas que será Donald Trump a suceder a Barack Obama.

O que será a Administração Trump é ainda uma incógnita. Não se conhecem os nomes que o vão acompanhar e até a filha Ivanka já foi apontada como potencial elemento do futuro gabinete.

Donald Trump promete construir um muro para parar a imigração do México, não quer muçulmanos no país, defende que se baixem os impostos das empresas.

Entretanto, durante a campanha ameaçou prender Hillary Clinton (pela polémica com os emails), acabar com o Obamacare (serviço nacional de saúde), também criticou heróis de guerra (incluindo John McCain), depreciou as mulheres, humilhou um jornalista deficiente, explicou por que não paga impostos (defendendo que apenas beneficia de uma lei do Congresso que o permite em certas circunstâncias) e insiste que quer "tornar a América melhor e maior".

Voltando ao início, as sondagens. Nestes estudos, supostamente, a maioria dos norte-americanos (mais de 60%) considera que Trump não estaria preparado para ser Presidente. Apesar disso, aí está ele a caminho da presidência.

Até 20 de Janeiro o mundo vai ter de habituar-se a Trump na Casa Branca. Falta saber se o outsider vai ser capaz de algumas concessões e de encontrar algum "sentido de estado" para o cargo.

Hillary Clinton, a política experiente que ficou às portas da Casa Branca
Hillary Clinton, a política experiente que ficou às portas da Casa Branca
Quem é Donald Trump, o novo Presidente dos EUA
Quem é Donald Trump, o novo Presidente dos EUA
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rfm
    09 nov, 2016 coimbra 09:06
    Grande e rica América pobre América, mas o voto é soberano e não se compadece com dinastias, esperemos que não seja mais uma pedra no declínio dos EUA
  • 09 nov, 2016 09:01
    Talvez agora muita gente selvagem seja metida na ordem....
  • Alberto
    09 nov, 2016 Portugal 08:25
    O que aconteceu nos Estados Unidos devia servir de lição à classe política de todo o mundo: Um país com quase 300 milhões de pessoas só consegue apresentar dois candidatos daquele gabarito. As pessoas estando fartas de negociatas e corrupção.preferem um tresloucado a uma "mulher de esquemas" e a mais do mesmo. Devia também servir de lição a todos nós: À semelhança do Brexit, esta votação revela uma sociedade desinformada, alienada, limitada, preguiçosa de pensamento e mergulhada no mundo dos twitters, facebooks e pokemons! A democracia aplica-se a todos de forma igual mas presume idoneidade ao eleitorado, e isso atualmente não se verifica, e é muito perigoso para o futuro!
  • Dani Silva
    09 nov, 2016 Lisboa 08:21
    Já foste... e é fácil perceber os motivos: 1 - foi muito feio o que o partido democrata fez ao senador Bernie Sanders. Ele tinha realmente o apoio do povo, e o partido fez TUDO possível para que perdesse. Os apoiantes de Bernie Sanders não perdoaram o provado favorecimento, e muitos votaram noutros candidatos que não Hillary. Tenho a certeza (e todas as sondagens apontavam isso) que se a corrida tivesse sido Bernie vs Trump, o Bernie Sanders teria ganho com grande margem. 2 - Depois de tantos políticos envolvidos em escândalos monetários, Hillary é apenas mais uma que gosta de ter os bolsos recheados de notas vindas de Wall Street e das corporações que querem favorecimento. O povo está farto disso. 3 - Todas as sondagens davam vitória à Hillary. Até o actual presidente fez campanha por ela, o que é muito baixo numa democracia e não encaixa com um "presidente para todos" que deveria ser isento enquanto em funções. Muitas das sondagens foram feitas pelos media do sistema que apoiam Hillary, e provavelmente favoreceram propositadamente a democrata. 4 - Muitas pessoas sondadas antes das eleições tinham "vergonha" de dizer que iam votar Trump a outro ser humano por telefone, uma vez que têm consciência que ele é realmente um traste... no entanto, no acto anónimo de voto, preferiram votar Trump porque querem ver o sistema de "compra políticos" cair. E assim foi o plano de Hillary Clinton e dos democratas por água abaixo... Trump é pior ou melhor? Não sei, mas pelo menos é
  • iFernando
    09 nov, 2016 Porto 07:35
    As barbaridades que ouvi nestes últimos dias da esquerda....inacreditáveis...por exemplo: todos os europeus são a favor de Hilari; os mais inteligentes e cultos e não velhos votam em Hilari; e tantas outras iguais. Venceram os Americanos viva TRUMP!

Destaques V+