Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Patriarca espera que Papa venha com tempo para “recepção mais calorosa em Lisboa”

08 nov, 2016 - 20:38

D. Manuel Clemente ressalva que ainda não tem confirmação oficial de que a visita de Francisco arranque a 12 de Maio de 2017, mas tem esperança que assim seja.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, espera que o Papa visite Portugal com tempo para “recepção mais calorosa em Lisboa”.

Em declarações aos jornalistas em Fátima, D. Manuel Clemente ressalva que ainda não tem confirmação oficial de que a visita de Francisco arranque a 12 de Maio de 2017, mas tem esperança que assim seja.

“Nós já estávamos muito esperançados nisso, porque o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, o primeiro dos auxiliares do Papa, esteve cá a 12 e 13 de Outubro, teve ocasião de ver a vigília, as velas, o ambiente e o clima e nós tínhamos a certeza que ele ia manifestar isso mesmo ao Papa e, portanto, o Papa deve estar cheio de interesse em participar na nossa vigília”, afirma o cardeal patriarca.

D. Manuel Clemente tem “muito gosto” que a visita do Papa também passe por Lisboa, mas sublinha que não tem confirmação do Vaticano.

“É só ao aeroporto e depois ao Palácio de Belém, e do Palácio de Belém para Fátima? Ou é um bocadinho mais cedo para nós termos a oportunidade de fazermos em Lisboa uma recepção mais calorosa? Oxalá. Vontade temos, mas não sabemos nada. Soubemos pelos média que o Papa disse a uma religiosa portuguesa que vinha na véspera [12 de Maio]”, refere o cardeal patriarca de Lisboa.

O Papa Francisco disse, esta segunda-feira, a uma religiosa portuguesa, em Roma, que estará em Fátima no dia 12 de Maio, para a Procissão das Velas. A informação foi avançada pela irmã Júlia Bacelar Gonçalves, da Congregação das Irmãs Adoradoras que participa, em Roma, no encontro mundial da rede de religiosos.

A pastoral das grandes cidades

O livro “A pastoral das grandes cidades” foi apresentado esta terça-feira, em Fátima. Reúne as intervenções efectuadas no I Congresso Internacional, que se realizou em Barcelona e no Vaticano em 2014, sobre o mesmo tema.

O congresso traçou linhas de orientação que a Igreja deve seguir nas grandes cidades, tendo em conta que, actualmente, 52% da população mundial vive nestes grandes meios, o que obriga a uma mudança na pastoral.

Em declarações aos jornalistas no final da apresentação em Fátima, o cardeal patriarca de Lisboa salientou que “hoje em dia nós como seres humanos vivemos maioritariamente em cidades e grandes cidades”, o que nunca tinha acontecido, e “as nossas estruturas pastorais de congregação e de resposta ainda são muito herdeiras do mundo que era predominantemente rural”. Um mundo que já “não é o de hoje”, frisou D. Manuel Clemente. Uma realidade que tende a aumentar “porque é muita gente e em movimento”. Um “mundo diferente e que requer da parte da Igreja meios pastorais também diferentes”.

D. Manuel Clemente dá como exemplo o facto da “nossa rede paroquial no meio urbano já ser muito diversificada e por isso as próprias paróquias se vão especificando na resposta pastoral”.

Além disso, há também “uma paróquia virtual, que é este mundo das redes e da comunicação onde também muita coisa passa”. Por isso, “hoje em dia a forma habitual de convocação já não é apenas o sino da igreja a chamar para a missa. Pode ser uma mensagem, pode ser um sms, pode ser uma notícia posta e é para logo à noite e aparece gente”.

Um trabalho pastoral diferente que começa paulatinamente a ser desenvolvido também em Portugal. Com este livro “A pastoral das grandes cidades” estão traçadas as linhas de orientação que a Igreja deve seguir nos meios urbanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    12 nov, 2016 Palmela 00:57
    Sr. Cardeal D. Manuel Clemente, até lá, ainda faltam seis meses! confie que aquilo que o Sr. pretende, também muitos de nós, os católicos, pretendemos... Agradeço desde já, à Renascença, a gravação do discurso que o Papa Francisco vem fazer no nosso país... porque há aqueles que para entenderem, precisam de ouvir, muitas vezes! depois, ainda há 'o que disse e não disse' e por via das dúvidas... e eu também quero guardar, como recordação! as palavras do Papa Francisco, dão um alívio! dão mesmo... que alívio, meu Deus!

Destaques V+