Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Basílio Horta, o autarca ciclista que quer repensar os transportes na Grande Lisboa

07 nov, 2016 - 12:17

O também presidente da Autoridade Metropolitana de Lisboa foi convidado do programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, onde admitiu que tem o “Rolls Royce das bicicletas” e que ainda não pensou se se vai recandidatar a Sintra.

A+ / A-

Nos últimos 10 anos, os transportes públicos da zona de Lisboa perderam 100 mil passageiros. O balanço é feito por Basílio Horta, presidente da Autoridade Metropolitana de Lisboa.

“Em 2005, cerca de 500 mil pessoas usavam transportes colectivos. Em 2016, temos 400 mil”, afirmou esta segunda-feira.

Em entrevista no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, o também autarca de Sintra deixou mais números. “A população da AML [Área Metropolitana de Lisboa], em números redondos, são dois milhões e 800 mil pessoas. A população por dia de movimentos pendulares é um milhão e 600 mil pessoas. Dentro dos concelhos, é um milhão, entre concelhos 600 mil”.

Mas, dentro destes que se movimentam, 68% fazem-no em transportes privados.

“O que é que se tem passado neste sector?”, questiona, avançando com as respostas, em tom de crítica.

“Por um lado, um grande aumento de preços – entre 2011 e 2012, sobe 15% – e uma diminuição muito grande dos passageiros dos transportes colectivos”, o que se tem traduzido num “serviço cada vez pior, investimentos não têm sido feitos ao nível exigível, as coroas – que é até onde vai o passe intermodal – são mal desenhadas e, portanto, os utentes cansam-se de esperas, de ir mal instalados, de transportes que não respeitam as horas”.

O melhor exemplo de tudo isto é “o Metropolitano [de Lisboa]”, mas também “as Linhas de Cascais em termos de ferrovia”, em cuja remodelação “o presidente da Câmara insiste, e muito bem”.

O presidente da Área Metropolitana de Lisboa considera, portanto, que existe “todo um mundo nos transportes que é necessário repensar e a Área Metropolitana tem essa grande oportunidade”.

Até 2019, altura em que “os concursos têm de ser lançados”, há três aspectos a analisar: “primeiro, os investimentos; em segundo lugar, as coroas e, em terceiro, as tarifas”, defende.

O segundo passo é repensar a coordenação ente municípios. “Dentro de cada município, os transportes intermunicipais, exclusivamente, devem ser competência das Câmaras Municipais. O que as Câmaras têm de saber é quais são as verbas que lhe são atribuídas pelo Orçamento do Estado para os passes sociais. Depois, das duas uma: ou dentro dessas verbas criam as carreiras que entendem mais úteis ou querem ir mais longe e aí têm de pagar do seu orçamento”, propõe.

Um “Rolls Royce” para quem já não tem 20 anos

A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado por Basílio Horta. “O máximo que fiz foi de Cascais até à praia da Adraga e voltar”, o que é uma distância considerável.

“Mas tenho de confessar que a minha bicicleta tem um pequeno motor eléctrico. É um ‘Rolls Royce’ da bicicleta. Mas também tenho outras, normais. Mas aquela é boa para fazer grandes percursos, porque já não tenho 20 anos e agora já preciso desse motor eléctrico, mas não é muito”, confessa.

Quanto a corridas futuras, mas no campo político, diz que ainda não pensou numa eventual candidatura à Câmara de Sintra. “Há tempo para isso. Estou muito ocupado a fazer o que tenho a fazer e há-de haver uma altura em que hei-de pensar nisso a sério”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    07 nov, 2016 LISBOA 13:38
    Com tempo de chuva, todos os dias na minha rua em africacém há acidentes este senhor sabe toda a gente sabe e ninguém faz rigorosamente NADA, NADA, ou são INCOMPETENTES ou aldrabões ou ainda tachistas porque em eleições prometem tudo!!!!! voto meu nem, este nem nenhum SÃO TOSOS IGUAIS!!!!
  • OPORTUNISTA
    07 nov, 2016 Lx 13:13
    Será mais o autarca oportunista.Veio do CDS e está no PS..Fantástico percurso deste oportunista político.Como esse existem dezenas deles uns mais conhecidos e outros menos...E assim vai a democracia ao sabor dos interesses destes políticos profissionais ...

Destaques V+