Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tomou um medicamento e teve um efeito secundário? Por favor, diga

07 nov, 2016 - 08:13

Em Portugal, há 10 reacções adversas por dia a medicamentos, mas são poucos os doentes que as reportam.

A+ / A-

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) lança esta segunda-feira uma campanha de sensibilização para a importância de lerem as bulas dos medicamentos e declararem todos os efeitos secundários que surjam.

De acordo com os últimos dados, são poucas as vezes em que doentes ou familiares tomam a iniciativa de comunicar as suas queixas ao regulador.

No primeiro semestre, foram notificadas 2.602 reacções adversas, das quais 1.920 eram graves. Apenas 150 destas notificações partiram dos doentes.

A maioria dos efeitos estava relacionada com medicamentos para o tratamento do cancro (quimioterapia), antivirais, imunossupressores, antibióticos e vacinas.

Porque “notificar efeitos secundários torna os medicamentos + seguros”, o Infarmed lança uma campanha de sensibilização nas redes sociais. E porque o problema da falta de notificações por parte do doente não é apenas português, foi desenvolvido o projecto europeu SCOPE – Strenghtening Collaboration for Operating Pharmacovigilance in Europe, no qual participam 22 países (como Portugal) e a Agência Europeia do Medicamento.

Entre 2012 e 2016, registou-se alguma evolução positiva no número de doentes que participa as reacções adversas sentidas, mas ainda abaixo do desejável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivone
    07 nov, 2016 Beja 12:24
    Tomei voltaren rapid e fiquei rapidamente com alergia no corpo
  • Rui Gonçalves
    07 nov, 2016 Salvaterra de Magos 12:09
    Através do Médico que me assistiu, fiz queixa à Infarmed dum Medicamento "Pravefenix", mais dum ano o Médico disse-me que agradeceram na altura, mas em mais dum ano o medicamento continua no mercado e não disseram mais nada. Sei de mais pessoas que tiveram os mesmos problemas que eu tive.
  • Dr Xico
    07 nov, 2016 Lisboa 12:03
    Muito barulho para nada, o que falta para acabarem com as poucas vergonhas dos medicamentos vendidos nas TVs, nas ervanárias sem controlo. Vende-se calcitrim por 30€ quando um comprimido para osteoprose custa 1€ com uma toma por mês.
  • Cristina Carvalho
    07 nov, 2016 Évora 09:34
    Tive alguns dos efeitos secundários do medicamento Arcoxia 90 mg.

Destaques V+