Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Esta é a geração que não pode empurrar com a barriga” as alterações climáticas

04 nov, 2016 - 10:41

Ministro do Ambiente diz que já sentimos as consequências e lembra que apesar de este ser um problema global, cada cidadão pode contribuir.

A+ / A-
Acordo de Paris. "Temos uma dívida de recurso impressionante"
Acordo de Paris. "Temos uma dívida de recurso impressionante"

No dia em que entra em vigor o Acordo de Paris, o ministro do Ambiente português admite que se trata de um plano ambicioso. Nestas declarações feitas na Renascença, João Pedro Marques Fernandes diz que já sentimos as consequências das alterações climáticas e deixa um alerta.

“Claramente, esta é a geração que não pode empurrar com a barriga. Até porque nós já não estamos a falar só de mitigar”, afirma o ministro João Pedro Matos Fernandes.

O governante lembra que apesar de este ser um problema global, cada cidadão pode contribuir: separar o lixo, beber água da torneira, andar a pé e ter pensamentos muito mais racionais naquilo que é a nossa mobilidade quotidiana e gastar menos energia nas nossas casas.

João Pedro Matos Fernandes acredita que ainda vamos a tempo. “As metas são ambiciosas e não são cumpríveis com este somatório de compromissos, por isso é que o acordo tem um mecanismo de actualização mais exigente a cada cinco anos até ao final do século”, considera o ministro, dando como exemplo Portugal. O país, no contexto da UE assumiu o compromisso de no ano de 2030 estar emitir menos 30 a 40% dos gases quando comparado com 2005 e este valor aparecer discriminado por cada sector de actividade.

Para o ministro fala-se muito do endividamento do país e esquecemos que temos uma dívida de recurso impressionante: "O planeta, no dia 8 de Agosto, começou a gastar recursos que eram de 2017. Só temos um fornecedor que é a biosfera", sublinha.

O Acordo de Paris foi assinado por 197 países visa ajudar a salvar o planeta. O principal objectivo passa por combater a emissão de gases que provocam o efeito de estufa - impedir um aumento médio da temperatura em 2 graus Celcius nos próximos anos.

Essa meta foi alcançada a 5 de Outubro, quando a União Europeia (UE), que representa 12% das emissões, entregou a documentação de ractificação do acordo na sede da ONU.

Até então, os 61 países que já tinham ratificado o acordo somavam apenas 47,7% das emissões globais.

Ministro do Ambiente dança com Carla Rocha
Na Manhã da Renascença, até as personalidades mais sérias podem surpreender. O ministro do Ambiente contou que pertenceu ao Orfeão Universitário do Porto e ensinou Carla Rocha a dançar folclore da Madeira
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Mendes
    04 nov, 2016 Leiria 15:48
    É a importar milhares de toneladas de lixo de Itália, de forma arbitrária, que vamos cumprir esse acordo?
  • O país da diversão
    04 nov, 2016 Lisboa 12:25
    No país da diversão vale tudo para desviar a atenção do essencial. Quando vamos ter uma verdadeira democracia, onde haja transparência em todos os poderes? Quando vamos acabar com a censura na imprensa? E para quando o combate à violação de direitos humanos? Chega de manipulação!

Destaques V+