Tempo
|
A+ / A-

Catarina Martins: Governo terá "problema grave" se administradores da Caixa não entregarem declarações de rendimento

02 nov, 2016 - 09:46

Em entrevista à Renascença, a coordenadora do Bloco de Esquerda diz que sem renegociação da dívida a austeridade não acaba.

A+ / A-
Catarina Martins. “É uma estupidez brutal” declarar uma falsa licenciatura
Catarina Martins. “É uma estupidez brutal” declarar uma falsa licenciatura

Veja também:


O Governo vai ter um “problema grave entre mãos” se os administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continuarem a recusar entregar as suas declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional. O aviso foi feito pela coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, em entrevista à Renascença.

A coordenadora do Bloco considera “lamentável” a postura de António Domingues e dos restantes administradores do banco público.

“Espero que [a administração] mude de ideias, se não o Governo tem um problema grave entre mãos e não um problema criado pelo Bloco de Esquerda ou pelos partidos que o exigem: é um problema criado por este absurdo de se achar que pode gerir o maior banco português, que é um banco público, alguém que não entrega a sua declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional”, sustenta.

Entrevistada em directo no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, Catarina Martins diz ainda “que isto se resolve bem com a administração da Caixa fazer uma coisa tão simples como entregar a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional”, que até pode não ser divulgada, se houver motivos para isso.

Pensões. “Não é o que queríamos, mas orgulhamo-nos”

Em Janeiro, a generalidade das pensões será actualizada em linha com a inflação, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2017. Em Agosto, as pensões entre os 275 e os 628,28 euros deverão ser aumentadas até um total de 10 euros.

Catarina Martins admite que “não foi aquilo que o Bloco defendeu”, mas respeita “as negociações” com o Governo.

“O Bloco de Esquerda tem 10% dos votos e com a força que tem faz o melhor que pode. As pensões são aquilo em que há maior aumento de rendimentos neste Orçamento do Estado – aliás, neste Orçamento do Estado quem paga IRS vai pagar menos impostos, menos 200 milhões de euros, portanto, por essa via há uma recuperação dos salários, tanto no privado como no público, e há este aumento extraordinário das pensões”, sustenta.

“Com a actualização da inflação, são cerca de 187 milhões de euros a mais para os pensionistas”, reforça. “Não é o que nós queríamos, mas orgulhamo-nos, porque achamos que se fosse um Governo de maioria absoluta do Partido Socialista não teríamos chegado aqui.”

Dívida divide

Outra matéria em que o Bloco e o PS têm divergido é na reestruturação da dívida. “Achamos que para a austeridade acabar é mesmo preciso renegociar a dívida pública, porque a dívida pública leva os nossos recursos todos e, por muito que a gente poupe, temos sempre que nos endividar para pagar mais dívida”, defende a coordenadora do BE.

Catarina Martins considera que é preciso mais emprego, “com números que não podem ser os tímidos que temos agora – têm de ser bem mais sólidos” – e isso não se consegue sem a tal reestruturação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Problema grave!..
    16 nov, 2016 lisboa 04:01
    Problema grave se vocês não sairem do governo...
  • Tretas
    03 nov, 2016 lisboa 21:01
    Tretas da esganiçada... Já nem perco tempo a lêr as tretas desta demagoga.
  • Pinto
    02 nov, 2016 Porto 22:03
    Quem não deve não teme, conheço peixeiras que faziam melhor do que doutoras
  • olivera
    02 nov, 2016 canada 17:52
    esta vendia peixe na ribeira e agora se da de economista....???
  • Martins
    02 nov, 2016 LX 17:39
    Catarina, Catarina... Cheirou-te a poder e não resististe! E agora o teu parceiro começou a fazer as asneiras habituais e não sabes o que fazer. Se fosse há uns meses pedias a demissão de toda gente; não faltaria a guincharia e o arrancar de cabelos. Mas agora como geringonceira que és ficas sem jeito, nas meias-tintas... O governo vai ter um problema grave... Não, nós Portugueses é que temos um problema gravíssimo com este governo geringonço que nem as leis cumpre.
  • Eduardo dos Santos
    02 nov, 2016 coimbra 17:27
    Esta é a mesma esganiçada que estava na AR antes deste governo tomar posse ?------------------deve haver algum erro, se ela é uma mulher honesta que reveja as suas atitudes antes deste governo --- que pena que pena não termos gente séria na AR
  • Viriato
    02 nov, 2016 Condado Portucalense 16:56
    A comunicação social da esquerda caviar a promover esta vendedora de banha da cobra. Seria uma grande demonstração de consciência democrática se entrevistassem o Presidente do Partido Nacional Renovador José Pinto Coelho. Surpreendam-me para variar, tudo em nome da verdadeira democracia...não a vossa.
  • O Batota de Esquerda
    02 nov, 2016 lisboa 16:21
    Pura demagogia! É disto que o "Batota de Esquerda"( BE )vive...
  • martins
    02 nov, 2016 dortmund 13:17
    o melhor curriculo para ser um bom politico 1 saber mentir 2 dizer aquilo que o povo gosta de ouvir 3 ter boa apresentacao 4 ter sede de poder 5 nao olhar a meios para atingir os fins 6 acusar antes que seja acusado e esta 1 ministra tem tudo isso uma coisa que ainda nao entendi e como e que ela representando apenas 10 por cento dos votantes que podera ser apenas 1 por cento dos portugueses consegue ser 1 ministra e tambem nao entendo o porque da comunicacao social a anda a levar ao colo sera por ela ser diplomada em teatro
  • Jorge
    02 nov, 2016 Coimbra 13:00
    Problema grave tem os portugueses por ser governado por esta gente!

Destaques V+