Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Ravasi. O cérebro é um "microcosmos com uma arquitectura admirável"

02 nov, 2016 - 07:36

Durante os próximos dias, o Porto recebe a terceira edição do Fórum do Futuro.

A+ / A-

O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Gianfranco Ravasi, que abriu o Fórum do Futuro, no Porto, numa palestra sobre “Quem é o Grande Arquitecto?” realçou o quão admirável é a arquitectura do cérebro.

Na sessão inaugural da terceira edição do Fórum do Futuro, que vai decorrer até sábado em vários locais do Porto, Ravasi sublinhou que a primeira construção é a da própria criação, frisando, porém, a grandiosidade de outra construção que é o cérebro humano.

“Efectivamente, o cérebro é uma arquitectura admirável. Se neste momento pudéssemos, idealmente, simbolicamente, abrir o crânio e procurar contar quantos neurónios existem no cérebro. São centenas de milhões. Tantos quantas as estrelas da Via Láctea”, disse Ravasi, numa sessão em diálogo com o fundador e director da ArchDaily, David Basulto, este domingo, no Rivoli.

Classificando assim o cérebro como um “microcosmos”, a par de outra construção que é a do corpo humano, o cardeal italiano – que falou na sua língua nativa – recorreu a citações de autores como Henry Miller (“ateu, profundamente anticristão”), Ezra Pound e Oscar Wilde para destacar o papel que a arte e a arquitectura têm na exposição daquilo que é belo.

“A arte e a arquitectura têm a tarefa de nos lembrar da beleza, da harmonia, que não é banal”, acrescentando, por outro lado, que a arte não tem a “tarefa de representar o real”.

Nesse sentido, no que classificou de uma crítica que poderia fazer aos arquitectos contemporâneos, Ravasi lamentou que dialoguem pouco com os outros artistas.

“Uma das mais belas igrejas do mundo é uma das mais feias arquitectonicamente. Isto é, das mais insignificantes. É uma capela, na verdade. No Vaticano. A Sistina. A Sistina, do ponto de vista arquitectónico é um rectângulo, um paralelepípedo”, disse o cardeal que horas antes havia visitado a Igreja de Santa Maria, no Marco de Canavezes, acompanhado pelo autor, Siza Vieira.

No entanto, o lado artístico permite relevar a capela através desse diálogo que “neste momento não acontece tanto”: “O arquitecto preocupa-se justamente com o espaço, com a liturgia porque o corpo está dentro do templo, mas dialoga pouco com a arte”.

Também na abertura do Fórum do Futuro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recordou que “durante os próximos dias o Porto vai ser a capital do futuro [e vai] discutir o que se passa neste mundo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+