Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não é a proposta de Orçamento que o país precisa", mas PCP vai votar a favor

31 out, 2016 - 20:07

Jerónimo de Sousa quer melhorar o diploma em sede de especialidade.

A+ / A-

O Partido Comunista vai viabilizar a proposta de Orçamento do Estado (OE 2017) quando o documento for votado na generalidade. A decisão foi tomada apelo Comité Central do PCP, que esteve reunido esta segunda-feira, em Lisboa.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, disse, em conferência de imprensa, que a proposta dos socialistas não é aquela que o país precisa, não rompe com a política de direita, mas abre caminho a poder ser melhorada, na especialidade.

“A proposta de Orçamento do Estado, não sendo aquela que o país precisa, abre no entanto a possibilidade de não desperdiçar para repor direitos e conquistas. O voto favorável do PCP na generalidade visa possibilitar uma intervenção na especialidade com o objectivo de limitar objectivos negativos que o OE comporta e inscrever novos avanços que são necessários à melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo português”, argumenta Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP explica que dará o seu voto favorável ao Orçamento para discutir na especialidade questões como o aumento de 10 euros de todas as pensões, incluindo as mais baixas, ou o reforço do abono de família, subsídio de desemprego e outras prestações sociais.

O Partido Comunista defende ainda uma modelação adicional sobre o IMI para o património imobiliário acima de 1 milhão de euros.

Caso Caixa. "Não pode haver filhos nem enteados"

Jerónimo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre os gestores da Caixa Geral de Depósitos. O líder comunista reforça a ideia de que não pode haver excepções em relação aos outros administradores de empresas públicas.

“Não pode haver aqui uma excepção. Tem que haver entrega [da declaração de rendimentos] no Tribunal Constitucional. Aqui não pode haver filhos nem enteados. Têm a obrigação de entregar esses elementos ao Tribunal Constitucional, de uma forma transparente”, conclui.

A discussão em torno dos salários da administração da CGD, em particular do seu presidente, e da eventual não entrega no Tribunal Constitucional da declaração de rendimentos por parte de António Domingues tem marcado a agenda política nos últimos dias.

Vários partidos têm apresentado propostas em torno dos limites salariais nos gestores públicos, inclusive na Caixa, e Jerónimo realçou hoje que o PSD, por exemplo, já votou recentemente contra um texto dos comunistas sobre a matéria.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    02 nov, 2016 Lisboa 12:32
    Que vendido! Não tem coluna vertebral! Agora se vê a mentira pegada que é o discurso desta gente.
  • Maria Serafina
    01 nov, 2016 Lisboa 18:39
    Jeronimo pensava que ias levar a honra até ao fim, mas pelos vistos,usando o teu vocabulário, são todos feitos da mesma farinha. o PS, PCP e BLOCO.Quando agarram o poder ou tem influência fazem o que faz a outra parte.Por isso Jerónimo pensei que fosses feito de outra tempera,mas afinal tens a mesma fraqueza de quem com o teu desplante grita em nome dos trabalhadores,pensionistas,reformados, etc,. que a direita é isto e aquilo.Tu pelos vistos és igual e se o teu partido não te tirar o tapete é conivente com o que estas a fazer e por isso é a negação da vossa matriz ideológica .Todos se calam quando lhe cheira a tacho, vejam a vossa gente da CGTP., FENPROF,Sindicatos dos transportes,etc.Tudo alinhado na linha da roubalheira , trabalhar o menos possível e sacar o mais que possam,até estando em casa a ganhar horas extras e regalias extensivas ás familias. Bastou isto e o PS com a sabedoria do costa calou-vos logo.Assim se vê a força do PC.
  • PACÓVIO DO PC
    01 nov, 2016 Lx 18:15
    Este velho do restelo é um patusco...Engole elefantes a todo o tempo dos xuxas e do Bloco e ainda atira estas atoardas como se os portugueses fossem parvos e patetas....Uns tristes estes foliões comunistas empedernidos que resistem à queda do muro de berlim...Pobres coitados....
  • graciano
    01 nov, 2016 alemanha 16:01
    dona catarina manda costa cumpre e jeronimo apoia ou seja dona catarina a noiva costa o noivo e jeronimo segura a vela-- e assim sao aplaudidos e considerados os 3 mosqueteiros kkk
  • Mattos
    01 nov, 2016 Portugal 12:55
    Os sapos agora, ou são muito mais pequenos do que eram no passado recente, ou então já são doces e com aspecto muito culto e de qualidade gourmet! Este país não tem emenda e esta pseudo-elitezinha que nos desgoverna á 100 anos um dia vai pagar caro aquilo que vem fazendo ao povo. Nunca se esqueçam que a maioria do povo é sabio e tem boa memória! Um dia a conta para os politicozinhos pequeninos que nós temos desde á 100 anos aparecerá e depois é velos a saltar do barco que nem ratazanas quando o barco vai ao fundo! Abram os olhos !!
  • antonio
    01 nov, 2016 lisboa 12:47
    Grande Sapo . Porque é que este senhor tem medo de dizer não? será que BE ainda tem excesso de sapos em armazém , que lhe foram vendidos pelo PS?
  • COLIGAÇÃO
    01 nov, 2016 lisboa 00:11
    PCP É IGUAL AO PS!
  • Rui Casemiro
    31 out, 2016 Seixal 22:12
    Quem fala assim é o mesmo que quebrar toda a ideologia do partido e sempre por aquilo que se bateu.Ou então a vossa politica é uma farsa, e se assim é acabem com a vossa sigla e os principios que diziam porque se moviam.Agora dizem que o orçamento não serve o interesse do povo,dos trabalhadores,etc etc., mas é só balela. O que querem como os outros é poder intervir na politica mesmo que tenham que engolir todos os principios da vossa razão de serem como PCP. Mudem a sigla e coloquem lá PITV (partido intervir tratando visibilidade)e que se lixem os trabalhadores explorados,os peq. emp.,a classe media baixa,etc etc..A vossa génese está a ser a toda a hora renegada e o vosso ADN conspurcado.
  • António
    31 out, 2016 Portugal 20:57
    vai manter o poder. Primeiro o partido, depois os Portugueses.
  • martins
    31 out, 2016 dortmund 20:47
    nao e o que o pais precisa mas e o que vos precisais para vos manterdes no poleiro se nao e o que o pais precisa votai contra e apresentai melhor e ja agora porque e que o psd tem que votar as vossas propostas se vos tambem votais contra as deles e quanto ao imi nao te esquecas de exigir que os partidos tambem paguem porque aqui nao pode haver tios e enteados e em vez de ires para a assembleia da republica ve se vais la as tuas quintinhas vender as bananas que ja estao maduras

Destaques V+