Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Educação diz que não sabia de irregularidades no currículo de adjunto

28 out, 2016 - 21:59

Tiago Brandão Rodrigues desmente antigo secretário de Estado João Wengorovius Meneses.

A+ / A-

Veja também:


O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, diz que “só agora” teve conhecimento do caso de um adjunto do secretário de Estado do Desporto e Juventude que terá declarado duas licenciaturas falsas.

O gabinete de Tiago Brandão Rodrigues diz, em comunicado, que “o ministro da Educação desmente que tenha tido conhecimento de que havia uma incorrecção no despacho de nomeação assinado pelo antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João [Wengorovius] Meneses, relativamente ao seu chefe do gabinete”, Nuno Félix.

“A referida incorrecção relativa ao percurso académico de Nuno Félix só agora chega ao conhecimento do ministro da Educação, num momento em que a mesma já estava conforme”, sublinha.

De acordo com a tutela, “o despacho de nomeação assinado pelo actual secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, refere ‘a frequência’ de duas licenciaturas” e não a sua conclusão.

O Ministério da Educação refere que o ex-secretário de Estado João Wengorovius Meneses “não saiu devido a questões relacionadas com o seu chefe do gabinete, inclusivamente a incorrecção do seu despacho de nomeação”.

“A constituição das equipas é da exclusiva responsabilidade de quem tem a sua tutela directa”, frisa o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.

De acordo com o jornal “Observador”, Nuno Félix declarou, "para efeitos de despacho de nomeação", que tinha uma licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e outra em Direito, pela Universidade Autónoma, tendo ambas as instituições desmentido que o chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto as tivesse concluído.

Ao “Observador”, Wengorovius Meneses, que teve Nuno Félix como chefe de gabinete enquanto exerceu funções de secretário de Estado, afirmou que o facto de ter tomado conhecimento de que o despacho de nomeação especificava uma formação académica que o seu assessor não tinha concluído, foi uma das razões que motivou o seu pedido de demissão.

Isto depois de ter comunicado ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a intenção de exonerar Nuno Félix, e de o ministro ter decidido manter o chefe de gabinete no cargo, contra a vontade do então secretário de Estado.

Ao “Observador”, o ex-secretário de Estado afirmou que Nuno Félix lhe foi sugerido por Brandão Rodrigues.

Na sequência da demissão de Wengorovius Meneses, e substituição por João Paulo Rebelo, o novo despacho de nomeação referia apenas a frequência dos dois cursos, algo confirmado pelas duas universidades.

Já esta semana, o primeiro-ministro António Costa aceitou o pedido de demissão do seu adjunto para os Assuntos Regionais, Rui Roque, também por declarar, para efeitos de despacho de nomeação, uma licenciatura que não detinha, um caso também avançado pelo jornal Observador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    30 out, 2016 alemanha 14:31
    isidoro foito esse teu comentario prova a vossa burrice mostra a democracia e as liberdades que a esquerda da ao povo na vossa liberdade quem criticar alguem da vossa laia deve ser enforcado meu caro amigo seja de esquerda seja de direita quem comete erros deveria ser condenado --nao estou nesse pais ha ja uns anitos mas pelo que sei ai ainda nao e a coreia do norte e nem todo opovo portugues sofre da doenca que tu sofres devias conssultar um psiquiatra antes que te transformes num homem bomba ou num super homem
  • isidoro foito
    29 out, 2016 elvas 20:16
    bem neste governo ainda são só secretários de estado que não deram as suas licenciaturas corretas , mas no anterior governo tivemos um ministro do psd o senhor relvas que não tem qualquer licenciatura , oficialmente tem apenas a antiga 4ª classe e foi ministro e o governo do qual ele fez parte ofereceu-lhe um banco privado com dinheiro dos contribuinte e já agora para não nos esquecermos no governo anterior tivemos um 1º ministro que teve o descaramento de dizer que se tinha esquecido de pagar impostos , que não sabia que tinha que pagar impostos, também não é grande a ademiraçao para quem anda até aos quase 40 anos para tirar uma licenciatura também fraca inteligência , nunca teve uma função executiva como economista , por isso senhores da dieita metam a língua na caixa e tenham vergonha na cara ou então o povo começa a fazer justiça pelas próprias mãos como o Otelo queria fazer no campo pequeno
  • fanã
    29 out, 2016 aveiro 16:56
    A caça as bruxas já começou . Período pré Eleitoral obriga ! .................... depois será a vez do PSD --- CDS e outros mais !
  • graciano
    29 out, 2016 alemanha 13:52
    ha muitos licenciados na geringonca e entao no ps e tudo licenciado uns no teatro outros na galpe e no resto nem digo kkkkkk
  • João Lopes
    29 out, 2016 Viseu 12:44
    Concordo com o que AAA escreveu no Observador: «tendo em conta a natureza das funções a gravidade não está na ausência de licenciatura mas na mentira e, não menos importante, no sentimento de absoluta impunidade que a conduta revela». A geringonça social-comunista está a desfazer-se aos poucos. Exige-se a demissão do Ministro da Educação, já!
  • RC Victor
    29 out, 2016 Lx 12:36
    O jovem ministro após o que se ficou a saber e depois de ter desautorizado o secretário de estado contribuindo para a sua demissão por ter constado um facto de extrema gravidade, ainda mais uma dupla falsidade de habilitações precisamente no alto 'staff' do ME, só tinha que apresentar a demissão se realmente tivesse um mínimo de dignidade e vergonha; coisas que esta gente não tem além de estarem agarrados aos tachos de poder onde se querem manter a todo o custo. E agora a esquerda vermelha? Engole mais esta? Onde estão os valores tanto apregoados?
  • rosinda
    29 out, 2016 palmela 11:36
    Opiniao de domigos andrade e que este passa por entre os pingos da chuva! Eu tenho um vizinho que quando era mais jovem dizia que nunca se molhava porque passava por entre os intervalos da chuva!
  • Fausto
    29 out, 2016 Lisboa 10:23
    RR renovam está publicidade manhosa que está sempre a aparecer a frente do site por favor.
  • Eborense
    29 out, 2016 Évora 02:10
    O Homem não é licenciado, mas sabe onde ficam as Universidades, que é a mesma coisa. Da geringonça há pelo menos uma que é licenciada de certeza, que é a 1ª Ministra Catrina. Segundo consta é licenciada em teatro e sem dúvida nenhuma, que se não tivesse esta licenciatura não conseguia fazer tanto teatro como faz.

Destaques V+