Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Passos repudia críticas de Schäuble e "graçolas" do Governo

28 out, 2016 - 20:26

Líder do PSD defende que o executivo devia reagir "de uma forma formal e directa ao Governo alemão".

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, repudiou hoje as críticas feitas pelo ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, ao Governo português e lamentou que o executivo tenha reagido com "graçolas" e não de uma forma formal.

"Eu não creio que haja nada que justifique que um membro do Governo com essas responsabilidades num país europeu faça esse tipo de advertências públicas", afirmou Passos Coelho, quando questionado sobre declarações de Wolfgang Schäuble, na quarta-feira, segundo as quais Portugal estava no bom caminho económico-financeiro até mudar de Governo.

Sublinhando que, independentemente do que se pensa sobre o que passa noutros países, não é correcto pronunciar preocupações dessa natureza, o líder do PSD admitiu que não viu as declarações do ministro alemão "com bons olhos" e que "preferiria largamente que elas não fossem feitas, sobretudo quando se trata de casos que são um bocadinho reincidentes".

"Acho que se deve exigir a quem tem responsabilidades particulares na condução política, económica e financeira, muita prudência no tipo de afirmações que são feitas, como aquelas que fez o ministro das Finanças alemão", insistiu, considerando que esse tipo de preocupações deveriam ser guardadas para reuniões internas do Governo alemão ou para encontros onde estas matérias são tratadas no espaço europeu.

"Mas, que as não fizesse em público, porque ainda que possa estar convencido que as suas preocupações têm razão de ser, a consequência é paradoxal, porque o resultado prático só pode agravar essas preocupações se elas para ele próprio tiverem fundamento. Não faz sentido sequer do ponto de vista racional que haja uma insistência nesse tipo de declarações públicas", disse, numa alusão ao facto do ministro alemão das Finanças ter dito no Verão que Portugal iria pedir um novo resgate.

Passos Coelho fez ainda referência à reacção do Governo português, lamentando que o executivo liderado por António Costa tenha optado pelas "graçolas".

"Julgo que o Governo português em vez de reagir a isso com graçolas o faça sentir de uma forma formal e directa ao Governo alemão", afirmou.

O primeiro-ministro reagiu às críticas feitas pelo ministro das Finanças alemão ao Governo português, dizendo só dar atenção ao que dizem os alemães que conhecem Portugal, sabem do que falam e não se inspiram no preconceito.

Questionado sobre o protesto formal feito pelo eurodeputado do PSD Paulo Rangel, o presidente social-democrata disse não ter sido coordenado com o partido, mas elogiou a iniciativa.

"Apesar de não ter sido combinado só posso elogiar a sua iniciativa porque ela é perfeitamente fundada e correcta", salientou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    29 out, 2016 Viseu 11:42
    É verdade o que disse Schäuble e muitos portugueses pensam e dizem: «Portugal ia no bom caminho até chegar este Governo” social-comunista, dirigido por António Costa, político hábil e malabarista, mas que vai conduzindo Portugal docemente para a bancarrota!
  • Fausto
    29 out, 2016 Lisboa 10:20
    Sr passos Coelho no seu melhor...imaginem os países do Sul cheios de gente rica a comprarem praia hotéis e restaurantes lá teriam os do Norte ir tomar banho nos pólos e servirem se a eles próprios...
  • asilva
    29 out, 2016 adelaide 10:00
    ... este "camarada" tem ca uma "coragem" !!
  • Descaramento
    29 out, 2016 Lisboa 08:50
    Que hipócrita!!!!!....a repudiar o que ele próprio tem vindo a fazer descaradamente... Não tem face este fulano...
  • Luis
    29 out, 2016 Lisboa 08:26
    O Traste de Massamá deve estar convencido que somos todos imbecis como ele. Criou uma frente interna e externa para fazer o possivel e o impossivel para deitar a Geringonça abaixo. Para não ser acusado publicamente pela "conspiração" que está em marcha tenta descolar-se das palavras do alemão seu agrande amigo a quem ele muitas vezes lambeu as botas, ele e a Marilu. A "conspiração" a nivel Nacional e a nivel externo é mais que evidente e só não vê quem não quer. Depois desculpam-se com os mercados e com os investidores. Muitos Portugueses estão atentos ao que se passa daí o resultado das sonsdagens.
  • António Simões
    28 out, 2016 Sintra 23:52
    Mais uma descarada ingerência nos assuntos internos de um País soberano, ainda que pequeno, orgulhoso da sua história que o dele não pode ser. Seria de lembrar a este sinistro personagem que Portugal e outros países "periféricos" continuam à espera que a Alemanha pague a dívida de guerra que se comprometeu a pagar quando o muro de Berlim caísse. Dava-nos muito jeito independentemente de sabermos quem esteve, está ou estará no Governo de Portugal. Até o P. Coelho que ele tanto apoia? (Um tipo destes apoiará alguém que não seja seu vassalo?), achou esta e outras atitudes de tal modo inapropriadas que se sentiu no dever as criticar. Cada vez que o Deutsche Bank tem uma tremura, lá vem ele "bater no morto" para desviar as atenções. Por mim, gostava muito de ouvir as esclarecidas lições que ele tem para dar sobre a solidez da Banca alemã. Às vezes convém ser menos arrogante e ter alguma prudência .... A ver vamos!
  • 28 out, 2016 viseu 23:35
    Não acredito numa só palavra deste senhor
  • Carlos Gonçalves
    28 out, 2016 Seixal 23:22
    "graçolas" é o teu discurso....tu é que tens discursos de graçolas, de bota-abaixo e de dizer mal só por dizer>!!!
  • Marco Almeida
    28 out, 2016 Olhão 23:05
    Pena que não tivesses feito o mesmo quando estavas no desgoverno, nessa altura calavas a boca e enfiavas o rabinho entre as pernas
  • que lata
    28 out, 2016 lx 21:55
    Quando era o chefe da tribo como alegado primeiro ministro era o completo servilismo, agora é que se põe em bicos de pé! Este abencerragem não se enxerga!

Destaques V+