Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins: ​CGD não pode ser liderada por quem não demonstra transparência sobre rendimentos

28 out, 2016 - 18:24

"Não há razão nenhuma para quem administra o banco público ter menos obrigações de transparência que um titular de cargos políticos", defende a líder do Bloco de Esquerda.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não pode ser gerida por quem não cumpra "deveres de transparência sobre os seus rendimentos", defende a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), numa alusão à actual polémica no banco.

Catarina Martins falava aos jornalistas em Bragança, à margem de uma visita a uma unidade hospitalar, encontro que integra as jornadas parlamentares do partido.

Toda a situação da CGD "é lamentável", acrescentou a líder bloquista, numa altura em que se discute os salários da administração, nomeadamente do presidente executivo António Domingues, e uma eventual não apresentação deste da sua declaração de rendimentos como forma de escrutínio público.

"Não há razão nenhuma para quem administra o banco público ter menos obrigações de transparência que um titular de cargos políticos", sustenta Catarina Martins.

Domingues, vincou a dirigente, não tem "condições para não apresentar" os seus rendimentos e a origem destes.

"A CGD é o banco público, o maior banco português, um banco em que todos confiamos e que devia ser notícia por boas razões", continuou a líder do BE.

Admitindo uma "divergência" com o Governo sobre a gestão desta matéria, Catarina Martins foi mais longe: "Não devem ser os banqueiros a chantagear o Estado sobre as condições em que estão ou não a administrar o banco público".

E prosseguiu: "Pagar salários milionários e dar todo o privilégio aos banqueiros não garantiu boa gestão de nenhum".

Neste ponto, o BE apresentará em breve "alternativas" na procura de maior transparência nos escolhidos para o banco público, adiantou a coordenadora do partido.

O PSD anunciou hoje também querer fixar na lei os critérios da "razoabilidade e adequação" nos salários dos gestores públicos, num diploma que visa ainda garantir que a administração da CGD fica obrigada aos deveres de transparência.

Sobre este texto, a líder bloquista disse que "não resolve nada" e passa por um regressar "à lei antiga". "No passado já tínhamos salários milionários e problemas de responsabilização", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+