Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rangel vai fazer queixa de Schäuble. Para Silva Pereira, "é melhor não dar muita atenção"

28 out, 2016 - 13:06 • Teresa Almeida

Os dois eurodeputados - um do PSD, o outro do PS - entendem que o ministro alemão cometeu "uma ingerência".

A+ / A-

O eurodeputado Paulo Rangel, do PSD, quer levantar numa próxima sessão do Parlamento Europeu o caso das declarações do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, sobre a governação de António Costa.

“Já na próxima semana, numa sessão do Parlamento Europeu, eventualmente, no dia 7, não vou deixar passar este assunto em branco", diz Rangel à Renascença.

Para o eurodeputado do PSD, as declarações de Schäuble "são lamentáveis", sendo evidente que o ministro alemão "excedeu as suas próprias competências”.

"Não é aceitável que um ministro de um governo nacional faça considerações deste tipo sobre o que passa noutro país", algo que só seria “aceitável por parte de outros líderes da Comissão Europeia ou Parlamento Europeu, nunca do senhor Schäuble”.

O que "dói" a Schäuble

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira é também crítico das declarações do ministro alemão, considerando-as "uma ingerência política comprometida", reveladora de "desconhecimento sobre a realidade portuguesa”.

O eurodeputado socialista dá como exemplo as contas dos Orçamentos do Estado que chegaram nos últimos anos a Bruxelas e que mostram que "é possível continuar a cumprir as regras europeias e repor os rendimentos".

"É isso que dói ao senhor Schäuble“, aponta Silva Pereira.

O socialista discorda da intenção de Paulo Rangel de levantar o assunto em Estrasburgo, defendendo que “a reincidência do senhor Schäuble tem de ser, desta vez, desvalorizada".

"É melhor não dar muita atenção”, argumenta o antigo "número 2" de José Sócrates, lembrando que o Governo já chamou o ministro alemão "à atenção, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros".

Costa com "tom jocoso"

A resposta do Governo, também dada por António Costa, não agradou, todavia, a Paulo Rangel, que critica "o tom jocoso usado pelo primeiro-ministro".

"Preferia que António Costa fizesse chegar directamente à chancelar alemã, o seu descontentamento, através dos canais diplomáticos”, remata.

"Dou sobretudo atenção aos alemães que conhecem Portugal e, por isso, sabem do que falam", declarou António Costa. "O preconceito é muito pouco inspirador para se falar com tino."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A "Liberdade"
    28 out, 2016 lisboa 21:18
    E a liberdade de expressão? Onde é que fica? Será que um politico não pode exercer a mesma liberdade de expressão de um cidadao comum?... Ou tem de a restringir para não ferir susceptibilidades?...
  • ferreira
    28 out, 2016 aveiro 20:07
    Mais um queixinhas. Apresentar trabalho destes é ordenado de aprendiz.
  • Luis
    28 out, 2016 Lisboa 17:48
    A PaFalhada Pafiosa está outra vez muita activa nos comentários. Será devido ao resultado das sondagens? Ou será para defenderem o dono o Traste de Massamá que já começa a estar aflito porque finalmente internamente no PSD (Partido Sem Destino) já começam a quererem fazer-lhe a folha. Lá terá o Traste de Massamá que ir colar cartazes nas próximas campanhas.
  • Luis
    28 out, 2016 Lisboa 17:43
    JOÃO LOPES. O seu comentario deveria ter rendido uma pipa de massa.
  • Marieta
    28 out, 2016 Santiago 17:40
    Porque é que os portugueses se tem que baixar a tudo o que os outros dizem, e querem? Mas será que já não há homens em PORTUGAL para dizerem umas verdades a estes sres. e dar-lhes umas chávenas de chá?
  • Eugénio Rodrigues
    28 out, 2016 Rogil 17:38
    Grande Costa, resposta à BOSS!!
  • Lavínia
    28 out, 2016 Covilhã 17:32
    Já todos sabemos de sobra como é que este Rangel leva o gato até às filhoses. Não se dê ao trabalho, que ninguém lhe encomendou o sermão. Já a minha avó me dizia: "para palavras toscas, orelhas moucas"
  • Luis Santos
    28 out, 2016 Almada 17:15
    Estas insinuações veem tanto a desproposito até porque se eu entendi bem o que o canal 1 da TV apresentou hoje, ou foi encenação? Mas na filmagem vê-se este sr.Schauble a falar ao ouvido do Vítor Gaspar a dizer-lhe que podia contar com ele para uma reestruturação da divida, coisa que o anterior governo sempre abominou. Como é? E para o António Costa? Não vai nada, nada, nada? (temos que fazer soar o grito académico)
  • Burlesconi
    28 out, 2016 País Real 17:11
    Esclarecimento. A invalidez deste ministro alemão, não se deve a qualquer doença. Em 1990, no decurso de uma campanha eleitoral, foi vítima de uma tentativa de assassinato..1 tiro na coluna vertebral, é que o atirou para uma cadeira de rodas.
  • botelho
    28 out, 2016 vila real 17:04
    O homem não fala por acaso e não diz por dizer, nós portugueses temos que estar atentos porque já sofremos muito e não conseguimos ver os resultados que há muito esperávamos de um Portugal melhor e basta de crises pergunto que futuro para os meus filhos 2 anos

Destaques V+