Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo espera receita anual de 100 milhões com perdão fiscal

28 out, 2016 - 11:24 • Paulo Ribeiro Pinto

Estimativa "prudente" consta da carta enviada esta sexta-feira à Comissão Europeia.

A+ / A-

Veja também:


O Governo espera arrecadar cerca de 100 milhões de euros por ano com o regime especial de redução das dívidas dos contribuintes ao Estado.

A receita esperada para o Programa Especial de Redução de Endividamento ao Estado consta da carta enviada na quinta-feira à noite à Comissão Europeia. Nessa resposta, a pedido de Bruxelas, Portugal dá informações suplementares sobre o Orçamento do Estado de 2017.

Considerando o período de 10 anos do plano de pagamentos, o Governo espera uma receita total de 1.090 milhões de euros, abaixo dos 1.230 milhões obtidos com o perdão fiscal de 2013.

O PERES, promulgado esta quarta-feira pelo Presidente da República, vai permitir aos contribuintes (particulares e empresas) pagar dívidas ao fisco ou à Segurança Social beneficiando de um perdão total ou parcial dos juros e custas e de uma atenuação do valor das coimas.

Contas muito "prudentes"

Na resposta que enviou a Bruxelas, o Governo afirma que a estimativa para o PERES é conservadora.

É, aliás, essa a linha seguida pelo Governo na carta. As previsões sobre receitas fiscais e contribuições para a Segurança Social contidas na proposta de Orçamento são classificadas pelo executivo como muito “prudentes”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, aponta que o Governo espera um aumento da receita fiscal na ordem dos 2,9% em 2017, uma previsão “extremamente prudente” e que espera que seja superada graças ao IRC e ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado.

Quanto aos pressupostos sobre os quais se baseiam as projecções relativas às transferências e contribuições para a Segurança Social, relativamente às quais Bruxelas também solicitara informações mais detalhadas, o Governo garante que as previsões também têm bases sólidas e são apoiadas pelos desenvolvimentos no mercado de trabalho, como a esperada diminuição do desemprego e, consequentemente, dos subsídios de desemprego a pagar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • RENATO
    28 out, 2016 LISBOA 18:34
    SÃO OS 100 MILHÕES DA DIVIDA DA GALP
  • XUXAS MANIPULADORES
    28 out, 2016 Lx 15:23
    Pois esperam mas acho que se vão enganar.Vale tudo a estes parasitas esquerdistas para sacar mais uns cobres.A rapaziada não tem dinheiro para pagar kamaradas pois está exaurida com esta carga de impostos directos e ainda somados aos indirectos. Carga brutal de impostos e assim se vira a página da austeridade no dizer do pantomineiro e vendedor da banha da cobra chamado Costa e o seu Ministro das finanças Centino... Estamos entalados kamaradas e agora só resta esperar para ver o que acontece pois parece-me que os truques do orçamento de estado são mais do que muitos ...O filme foi visto em 2011 com esse grande democrata chamado 44, vulgo Sócrates, vulgo engenheiro de aviário que nos levou à ruína...Sim à ruína e ao estado de coisas que estamos a viver hoje. Décit na altura do mitómano 11,2 por cento...Fantástica a gestão do país pelos xuxas e agora vamos pelo mesmo caminho...
  • jota
    28 out, 2016 14:01
    Não encontro adjetivos para qualificar esta medida do perdão fiscal. eu pago os meus impostos e não são poucos a tempo e horas para quê? não beneficio de nada, os incumpridores tem perdões. Eu tinha grande vontade de chamar uns nomes ao ministro das finanças e ao sr, bosta só não o faço porque a rr não passa o comentario mesmo assim vamos ver .Mas uma coisa tenho a certeza vou deixar de pagar, depois se verá.Não suporto estes aldrabões
  • Alexandre
    28 out, 2016 Estoril 13:16
    Perdão fiscal (mesmo que seja só os juros de mora) é chamar estúpidos aos que pagam os impostos a tempo e horas, e incentivar que mais gente se volte a atrasar.
  • Eborense
    28 out, 2016 Évora 12:33
    As previsões apontam para que em 2017 o único país que irá crescer menos que Portugal é a Itália, ou seja, até a Grécia vai crescer mais, mas isto para a geringonça não é importante. Importante é continuar a sacar cada vez mais dinheiro dos impostos. Viva a geringonça!
  • Pinto
    28 out, 2016 Custoias 12:33
    Perdão fiscal para os vigaristas e os honestos que paguem a factura.

Destaques V+