Tempo
|
A+ / A-

​Funeral de João Lobo Antunes marcado para sábado

28 out, 2016 - 09:43

Velório realiza-se esta sexta-feira, a partir das 18h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

A+ / A-
A medicina e a morte segundo o "angustiado metafísico" João Lobo Antunes
A medicina e a morte segundo o "angustiado metafísico" João Lobo Antunes

Veja também:


As exéquias fúnebres do neurocirurgião João Lobo Antunes estão agendadas para este sábado a partir das 9h00 e serão presididas pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O corpo do médico vai estar em ardente a partir das 18h00 desta sexta-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

João Lobo Antunes morreu, vítima de cancro, esta quinta-feira, aos 72 anos.

O neurocirurgião, que em 1996 foi distinguido com o Prémio Pessoa, permaneceu no activo até há um ano, altura em que já estava doente e decidiu retirar-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniel Nobre Mendes
    28 out, 2016 Castelo Branco 19:48
    A complexidade é das grandes tragédias do ser humano porque não conseguimos ser completamente isentos e quando pretendemos ser, dizer a verdade, ou o que entendemos por verdade, não temos testemunhas a não ser nós e a nossa consciência! É claro que a complexidade reveste múltiplas formas! João Lobo Antunes foi um homem de grande complexidade cultural, anímica, afetiva, científica, inter-relacional e todos estes relativismos, dos quais me não furto, também me levam a ser parcial pelo que peço humildemente desculpa se ofendo a sua memória e isto porque quando toda gente diz que o professor foi um grande humanista, um grande cirurgião, um homem de cultura ímpar e foi-o, eu, tenho a coragem de afirmar que o malogrado professor também foi uma pessoa de estremas contradições e de trato humano trepidante! Falo por mim - em 1996, precisando de uma cirurgia absolutamente indicada e como se verificou, o meu querido professor, porque eu fui e sou um doente com deficits neurológicos de afazia de expressão, o meu querido professor, stressou-me pelo seu "profissionalismo" exagerado, considero! Devo afirmar que fui operado pelo professor Pratas Vital com exame neurológico cuidadosamente elaborado pelo professor Orlando Leitão e que passados tantos anos estou operativo e desta realidade nada devo ao professor Lobo Antunes! Todavia aqui lhe deixo ficar a minha homenagem principalmente por tudo o que escreveu, estudou, realizou e principalmente por todas as contradições que reconheceu!

Destaques V+