Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Instaurados 100 autos a estabelecimentos comerciais

27 out, 2016 - 22:50

Em causa está a utilização de programas de facturação anulados.

A+ / A-

A Inspecção Tributária visitou 1.500 estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das obrigações de facturação e instaurou cerca de 100 autos de notícia por utilização dos programas de facturação anulados, foi anunciado esta quinta-feira.

O Ministério das Finanças (MF) emitiu uma nota de imprensa a dar conta de que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Inspecção Tributária e Aduaneira, realizou na terça-feira mais uma acção nacional conjunta de combate à fraude e evasão fiscal.

A acção inspectiva, que contou com a participação de outras entidades com competências inspectivas, incidiu essencialmente sobre os contribuintes utilizadores de programas de facturação.

"Com estas acções, a AT pretende avaliar o cumprimento das obrigações de facturação e combater a fraude na utilização de programas de facturação certificados, prosseguindo assim o seu objectivo de combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais", diz o comunicado do MF.

O Ministério Público comunicou à Autoridade Tributária e Aduaneira que os programas de facturação "CR Mais" e "WinPlus" possuíam funcionalidades que permitiam ao utilizador eliminar dos registos vendas e prestações de serviços, o que levou à anulação das certificações outorgadas pelos referidos programas.

A Autoridade Tributária e Aduaneira tem vindo a efectuar um especial acompanhamento aos contribuintes utilizadores das mencionadas aplicações produzidas pelo "Grupopie Portugal, SA", bem como das demais actualmente em investigação.

Foram controlados cerca de 1 500 estabelecimentos comerciais, por cerca de 750 inspectores da AT, que contaram com a colaboração de 100 efectivos da GNR, PSP, ACT, ASAE, IGAC, ISS e SEF, num total de cerca 850 efectivos no terreno.

Foram instaurados cerca de 100 autos de notícia por utilização dos programas de facturação anulados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Porconta
    27 out, 2016 Porto 23:35
    Eu gostava de saber se AT reembolsa os contribuintes que compraram os programas certificados pela mesma que de um momento para o outro perderam a certificação, sim porque os responsáveis tem de pagar os custos dos erros e prejuízos que provocam e o estado não pode ficar isento disso, tal como em outros casos de abuso de autoridade do estado, todos devemos reclamar até que haja seriedade a começar no estado.

Destaques V+