Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo condecora freira portuguesa e historiador cubano

27 out, 2016 - 21:15 • Eunice Lourenço , em Havana

Os dois guiaram o Presidente da República na sua primeira manhã cubana e trabalham há anos em conjunto para, como disse Marcelo, as pedras [da cidade velha] tenham crianças e as crianças tenham educação e sejam pedras na sociedade.

A+ / A-
Marcelo condecora freira portuguesa e historiador cubano
Marcelo condecora freira portuguesa e historiador cubano

Foi o último momento de afectos de Marcelo Rebelo de Sousa em Havana. Na tarde desta quinta-feira, na residência do embaixador português em Cuba, o Presidente português condecorou a freira portuguesa Teresa Vaz e o historiador cubano Eusébio Leal.

Os dois guiaram Marcelo na sua primeira manhã cubana e trabalham há anos em conjunto para, como disse o Presidente Marcelo, as pedras [da cidade velha] tenham crianças e as crianças tenham educação e sejam pedras na sociedade.

“As honras não se pedem, nem se recusam, aceitam-se”, disse o historiador que recebeu a Ordem de Santiago, mas agradeceu sobretudo ter partilhado este momento com a irmã Teresa Vaz, “uma alma boa, totalmente consagrada ao Amor de Deus”, nome da congregação a que pertence.

E Teresa Vaz agradeceu o mesmo, ressalvando, contudo, que não era ela que recebia a ordem de mérito que lhe foi imposta pelo Presidente, mas a sua congregação. E fez questão de lembrar que as Irmãs do Amor de Deus são uma congregação fundada pelo padre Jeronimo Usera no século XIX para levar professoras para as Antilhas.

Durante 90 anos as irmãs estiveram presentes em Cuba, mas em 1961 os seus centros educativos passaram a ser propriedade do Governo. Voltaram a Havana em 1989, muito por obra e pressão de Eusébio Leal e do cardeal Jaime Ortega, hoje bispo emérito de Havana.

“Hoje estamos de novo neste país sem o qual não se pode escrever a nossa história”, disse a irmã Teresa Vaz na cerimónia que decorreu no jardim da residência, onde se juntou a comunidade portuguesa e lusófona residente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+