Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela aumenta salário mínimo em 40%

27 out, 2016 - 20:13

A decisão de Nicolas Maduro é conhecida na véspera de uma greve geral convocada pela oposição.

A+ / A-

O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou um aumento de 40% no salário mínimo, na véspera de uma greve geral convocada pela oposição, a pedir que deixe a Presidência do país.

"Vou assinar um aumento de 40% do rendimento mínimo legal dos trabalhadores", que ronda actualmente os 140 dólares mensais (cerca de 128 euros), afirmou Nicolás Maduro.

O aumento será, no entanto, mínimo devido à alta inflação no país.

Com a queda do preço do petróleo, de onde provém 96% dos seus rendimentos, a Venezuela está a viver uma das piores crises económicas da sua história, com a inflação a atingir este ano 475%.

O Fundo Monetário Internacional prevê que atinja os 1.660%, em 2017.

Na quarta-feira, a oposição convocou uma greve geral para sexta-feira, depois da suspensão, pelo Conselho Nacional Eleitoral, de um processo de referendo revogatório.

A oposição exige a saída de Nicolás Maduro, eleito em 2013, cujo mandato expira em 2019, por o considerar responsável pela crise económica que o país atravessa.

Em Maio, o Presidente venezuelano já tinha anunciado um aumento de 30% do salário mínimo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • andré
    28 out, 2016 Portugal 09:29
    Inflação de cerca de 700%, aumentos de 40%. Só para enganar quem anda distraído. O bloco deve estar contente com o seu ídolo.
  • graciano
    27 out, 2016 alemanha 20:51
    ai esta mais uma boa jugada a cumunista deixa me ca adocar os labios ao povo para ele se calar enquanto tem os labios doces

Destaques V+