Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo “talvez” fume um charuto no dia de juramento de Guterres

27 out, 2016 - 18:06 • Eunice Lourenço , em Havana

Chefe de Estado visitou fábrica de charutos em Havana e admitiu fumar um no dia 12 de Dezembro.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa admite fumar um charuto no dia do juramento de António Guterres nas Nações Unidas.

"Excepcionalmente, pode ser que haja ocasião para isso. Vou abrir uma excepção. Talvez no dia da tomada de posse do engenheiro Guterres, quem sabe? Que é no meu dia de anos, ainda por cima", acrescentou.

A revelação foi feita pelo próprio Presidente da República durante a visita que fez esta manhã (fim da tarde em Lisboa) à fábrica de charutos Cohiba, em Havana, no último dia da sua visita de estado a Cuba.

Guterres vai prestar juramento nas Nações Unidas a 12 de Dezembro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente contou que o encontro com Fidel Castro durou mais de uma hora. O líder histórico “falou mais do que ouviu” e “mostrou grande conhecimento do que se passa no mundo”.

Quanto ao encontro com o actual Presidente cubano, Raúl Castro, Marcelo revelou que durou hora e meia, o dobro do tempo previsto, e foi “muito positivo”. Marcelo tem “esperança que Portugal aumente as relações económicas com Cuba”. E revelou que, no jantar de quarta-feira, Raúl Castro lhe ofereceu charutos, mas não fumou.

Marcelo e os irmãos Castro. Dois encontros quase privados
Marcelo e os irmãos Castro. Dois encontros quase privados

Questionado pelos jornalistas sobre a situação e a polémica da Caixa Geral de Depósitos, o Presidente da República recusou comentar assuntos da actualidade nacional, mas acabou por reconhecer que mantém contacto diário com o primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+