Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Emitido mandado de captura europeu para Pedro Dias

27 out, 2016 - 15:41

O mandado foi emitido pelo Ministério Público da Guarda.

A+ / A-

As autoridades portuguesas emitiram um mandado de captura europeu para Pedro Dias, o fugitivo de Aguiar da Beira. A notícia, avançada pela SIC Notícias, foi confirmada à Renascença pela Procuradoria-Geral da República.

O mandado foi emitido pelo Ministério Público da Guarda logo no início do inquérito, disse à Renascença fonte ligada à investigação.

O mandado de detenção europeu é uma decisão judiciária emitida por um Estado-membro para detenção e entrega, por outro Estado-membro, de uma pessoa “procurada para efeitos de procedimento criminal ou para cumprimento de uma pena ou medida de segurança privativas da liberdade”, segundo o Ministério Público.

Pedro Dias, conhecido como "Piloto", está desaparecido desde 11 de Outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e outro ficou ferido.

Na mesma madrugada, um homem morreu e a mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro na viatura em que seguiam, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu.

O jornal espanhol "El Progresso" noticiou esta quinta-feira que Pedro Dias foi visto por várias pessoas no sul de Ourense, Galiza.

Segundo o "El Progresso", a Guarda Civil espanhola tem feito recomendações e espalhado cartazes pelas populações mais meridionais de Ourense, por temer que Pedro Dias "possa ter atravessado a raia".

A subdelegação do Governo da província de Ourense assegurou ao jornal que "não há indícios" da presença do suspeito e tem transmitido "mensagens de tranquilidade à população".

Em entrevista à RTP na terça-feira, o director-adjunto da Polícia Judiciária, Pedro do Carmo, admitiu que o fugitivo de Aguiar da Beira ainda possa estar em Portugal, mas não excluiu a possibilidade de estar noutra região do país ou mesmo no estrangeiro.

[Notícia actualizada às 17h17]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agora é que é
    28 out, 2016 Aguieira 22:22
    Mandem um mandato de captura para Pedro Dias à Lua.Foi avistado próximo das bandeiras dos astronautas.
  • psp
    28 out, 2016 Pedralva 13:29
    Truz truz truz. Quem é? PSP. Acabem com barulho senão têm que ser autoados. Está aí o Pedro ? Ele andou por aqui? Se virem o Pedro avisem as autoridades.
  • Em Marte!...
    28 out, 2016 lisboa 05:05
    Pedro Dias foi avistado em Marte por uma sonda Americana , parece que está a ser ajudado por terceiros...estava a beber uma coca-cola e a comer um Big Mac, quando viu que estava a ser observado riu-se para a sonda e fez um gesto com o dedo do meio...
  • paulo fonseca
    27 out, 2016 seia 23:31
    Isto so se resolve com mais uns radares escondidos no meio do mato e fica resolvido temos muitos peritos em Portugal somos os PRIMEIROS
  • O Rambo!
    27 out, 2016 lisboa 22:47
    Não sei se vai ser fácil apanhar o Rambo... Eu sei que o Stalone está cheio de inveja... Vamos aguardar.
  • Carlos silva
    27 out, 2016 Lisboa 22:46
    Psp, função bater à porta das pessoas por queixa de barulho,Gnr multar as pessoas que ainda pode circular nas auto estrada,assim é difícil quando surge problemas a sério
  • O ESTRATEGA
    27 out, 2016 LAMEGO 22:44
    A maneira como Pedro Dias conseguiu orientar a sua fuga temos que concordar que já deve ter voado para bem longe. Os acontecimentos estão por explicar. O mais engraçado é que continuam a procurá-lo em Vila Real talvez numa toca de formiga. Veem-no em todo o lado , mas acabam sempre por não terem a certeza se é ele. Dizem que permaneceu em casas que roubou isto e aquilo , mas continuam sem saber se foi ele. As coisas fáceis as polícias resolvem rapidamente . mas as coisas difíceis quantas e quantas ainda não foram resolvidas. As polícias querem considerar-se umas melhores que as outras, mas quase todos os dias aparecem os que cometem crimes e são levados a julgamento.Depois é o resultado que todos sabemos.
  • Dronado
    27 out, 2016 Assento 19:19
    A esta hora ele já deve estar nos Estados Unidos...(ou não) procurem-no lá com um DRONE e assim já não é preciso alugá-lo! Eu acho que os DRONES Portugueses são melhores..., até o Pedro Dias vale mais que os "Amaricanos" todos (muito mais esperto)!
  • Agostinho Ribeiro
    27 out, 2016 celorico beira 18:53
    Deixem as polícias trabalhar ,há-de ser apanhado e julgado.
  • João Oliveira
    27 out, 2016 Monte Abrãao - Queluz 17:01
    Pedro Dias, se tivessem alugado um DRONE aos Estados Unidos, o Pedro já tinhasido capturado.Somos uns verdadeiros amadores, nestas situações.Enfim não quero dizer mais nada, que vai na alma.

Destaques V+