Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bélgica desbloqueia acordo UE-Canadá

27 out, 2016 - 15:33

Dúvidas levantadas pela região francófona da Valónia foram resolvidas.

A+ / A-

As autoridades belgas chegaram esta quinta-feira a consenso sobre o CETA, o acordo de comércio livre da União Europeia (UE) com o Canadá, anunciou o primeiro-ministro, Charles Michel.

Ultrapassado o veto da região francófona da Valónia, os textos acordados hoje, pelas 12h00 locais (11h00 de Lisboa), serão transmitidos directamente ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e à Comissão Europeia.

"É um acordo muito importante para os negócios, para a actividade económica. Um acordo que significa 12 mil milhões de euros", comentou Charles Michel, acrescentando que a última palavra pertence aos parlamentos do país.

Os parlamentos das várias regiões belgas deverão reunir-se entre sexta-feira e sábado de manhã.

Ainda na quarta-feira, Tusk afirmava no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, que a "UE ainda não está pronta a assinar o acordo com o Canadá, mas as conversações prosseguem na Bélgica" e, "no final do dia, só os belgas podem decidir sobre a posição da Bélgica".

O presidente do Conselho Europeu insistiu que se a UE não for capaz de "fechar" um acordo de livre comércio com o Canadá, "o país mais europeu fora da Europa, e um aliado e amigo próximo, há obvias consequências para a posição global da UE".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manel da Bairrada
    27 out, 2016 Portugal 17:49
    O Dinheiro não significa tudo e nem tudo se aceita em nome do lucro, isto é, do dinheiro! Pressinto que é mais um revês na evolução civilizacional e não apenas na democracia! Um dia triste... Gostava de perceber o que vai na alma dos decisores europeus, eurodeputados incluídos... Porque nem todos os cidadãos europeus foram ouvidos? Cá no "burgo" quem sabe o que o são CETA, TTIP ou TISA? Porque receiam ouvir o povo? Se esses tratados fossem assim tão estupendos, a forma quase sigilosa em que são/foram "cozinhados" não era necessária! Haveriam referendos generalizados PASSARIAM PELOS DIVERSOS CRIVOS CONSTITUCIONAIS! Ao verificar o que acontece na américa-latina e central temo que estes tratados terão um impacto ainda mais nocivo em Portugal. Se no passado houveram fundos para abate de frotas pesqueiras, fundos para abandonar produção agricola, etc, que medidas virão agora? Pelo menos que hajam fundos para a saúde, pois ai vêm as hormonas, mais pesticidas e OGM's... Hoje discute-se se Portugal deveria ou não ter embarcado no Comboio do EURO... Os "velhos do Restelo"que defendiam que não estávamos preparados, hoje saboreiam o gosto amargo da razão que então tinham. Hoje os que continuam a aprovar tratados nas costas de quem os elegeu e rejubilam com certezas de "boca doce" próximas, será que têm noção do que estão a oferecer aos europeus? Para mim, os políticos cravaram mais um prego no caixão da confiança.

Destaques V+