Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imigrantes protestam frente ao Parlamento. "Trabalhamos, queremos residência"

27 out, 2016 - 15:16

Manifestação acontece no dia em que os deputados discutem dois projectos de lei de revisão da lei da imigração.

A+ / A-

Dezenas de imigrantes, maioritariamente homens jovens, manifestaram-se esta quinta-feira em frente ao parlamento a pedir legalização e a revisão da lei sobre imigração.

Envergando cartazes com frases como "somos todos imigrantes", "ninguém é ilegal" ou "nós trabalhamos, queremos residência", os manifestantes entoaram palavras de ordem como "documentos para todos".

A manifestação acontece no mesmo dia em que o plenário da Assembleia da República discute dois projectos de lei, do PCP e do Bloco de Esquerda, de revisão da lei da imigração, e é organizada pela Associação Solidariedade Imigrante, entre outras organizações.

Timóteo Macedo, da Associação Solidariedade Imigrante, explicou à agência Lusa que os manifestantes querem a alteração da lei para que os imigrantes se possam legalizar, tanto mais que "as medidas são cada vez mais restritivas ".

"Ao exigirem que as pessoas tenham uma entrada legal é colocar 90% dos que estão sem documentos na clandestinidade para sempre", disse.

Timóteo Macedo salientou que os imigrantes querem descontar e disse que estão nessa situação - a trabalhar mas ilegais - cerca de 30 mil pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Compaio
    27 out, 2016 Lapa 19:10
    Kem os foi buscar que tome conta deles, mas sem receber um "avo" se subsiidio!
  • Medina
    27 out, 2016 Australia 18:45
    Alguns Portugueses reclaman de imigrantes, mas o sonho deles é viver no Reino Unido, e lá fazem plaquinhas mais infâmes que estas, queres ser bem tratado em Portugal ?, chega com sotaque britânico bem carregado, logo vira um Deus.
  • MEDINA
    27 out, 2016 Curitiba 18:36
    Os Portugueses se queixam dos imigrantes, mas não tiveram competência pra criar "algum" setor produtivo ou expressivo no comercio ou na industria, o sonho destes portugas é morar no Reino Unido e fazem a mesma coisa por la, querem ser chupados por um portuga? é so chegar com sotaque Britânico na pastelaria do Mané que logo tu viras um rei em terras lusitanas !!!!
  • Portuga
    27 out, 2016 Portulândia 17:35
    Multiculturalismo 27 out, 2016 lisboa 17:09 Este governo é bom para apoiá-los....está cheio de minorias étnicas, a começar pelo primeiro ministro... *-*-*-* Mas o que é ser PORTUGUÊS nos dias de hoje? Eu gostava que alguém me esclarecesse pois tenho muitas dúvidas.
  • ZOO
    27 out, 2016 lisboa 17:17
    Abram as jaulas!!!
  • 27 out, 2016 lISBOA 17:10
    O PCP tem muitas casas e a Quinta da Atalaia leve-os para lá esta geria , Seria o melhor apoio!!! Prendam-nos a todos!!.. exigem os contratos de trabalho e vejam quem os EMITIU !!! muitos são comprados, são falsos empregadores!!! Então os dos gajos encardidos que por aí vagueiam é mato!!! ONDE ESTÃO AS POLÍCIAS??????
  • Multiculturalismo
    27 out, 2016 lisboa 17:09
    Este governo é bom para apoiá-los....está cheio de minorias étnicas, a começar pelo primeiro ministro...
  • Ai. Ai. Ai.
    27 out, 2016 Lourosa 17:03
    O Compaio foi buscar à Siria centenas deles para virem para cá.
  • Portuga
    27 out, 2016 Portulândia 16:58
    De onde vieram estes imigrantes e como vieram? Como são tratados nos seus países de origem os estrangeiros entrados no país nas mesmas situações? No nosso país, como no deles, as leis existentes são para serem cumpridas/respeitadas ou para serem adaptadas aos interesses do momento de cada um? E uma lei poderá adaptar-se a cada um dos milhares de interessados? Se não estão satisfeitos com o que têm porquê não retornam ao país de origem? Muitas perguntas porque muitas dúvidas sendo certo que muitos, senão a maioria, terão dificuldades e viverão com dificuldades mas tal não pode justificar a exigência de criação de lei à sua medida.
  • tuga
    27 out, 2016 lisboa 16:36
    Vão para a terra deles!!! Portugal tem mais de meio milhão de desempregados, 2 milhões de pobres, 400 mil sem abrigo, relatórios revelam milhares de crianças com fome!!! Para quê imigrantes!!! para depois como nos subúrbios formarem gangues a roubar a nossa liberdade individual??? chega o lixo que temos, Muitos, mas mesmo muitos têm contratos de trabalho COMPRADOS pagam 90/100 por mês a falsos empregadores!!!!! Claro que o PCP e o BEvão apoiar isto e continuarem a destruir a nossa cultura a nossa identidade como fizeram ao longo de 43 anos!!!!!

Destaques V+