Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fidel Castro agradece a Marcelo oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba

27 out, 2016 - 11:08

Embargo dos EUA foi levantado pela ONU. Líder cubano não esquece "os elevados danos humanos e económicos causados pelo bloqueio”.

A+ / A-

O líder histórico cubano, Fidel Castro, agradeceu ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba, segundo avança o "Granma", jornal oficial do Partido Comunista Cubano.

Na notícia na sua edição "online", acompanhada por uma fotografia do encontro ocorrido em Havana entre Marcelo e Fidel, o jornal refere que o Presidente português destacou a aprovação pelas Nações Unidas, na quarta-feira, de uma resolução reclamando o levantamento do embargo económico dos Estados Unidos a Cuba.

Marcelo e os irmãos Castro. Dois encontros quase privados
Marcelo e os irmãos Castro. Dois encontros quase privados

Fidel Castro agradeceu o apoio de Portugal e destacou a “firmeza do povo” cubano, disposto a “não esquecer os elevados danos humanos e económicos provocados pelo bloqueio”.

O antigo chefe de Estado recordou o “carácter brutal e inumano” dessa política, que “o povo de Cuba jamais aceitará”, acrescenta o órgão oficial do Partido Comunista Cubano.

O jornal ilustra o “amistoso encontro” com uma fotografia em que Fidel Castro aparece com o tradicional fato de treino azul escuro, sentado, sorridente, com Marcelo à sua frente com fato completo da mesma cor e gravata azul clara. Na foto surge ainda uma terceira pessoa, sentada entre os dois.

A conversa incidiu sobre “diversos temas da agenda internacional e sobre as relações de amizade entre os dois países”, acrescenta o jornal.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a aprovação, na quarta-feira, de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 25.ª, a favor do levantamento do embargo norte-americano a Cuba imposto em 1962, que contou pela primeira vez com a abstenção dos Estados Unidos.

A resolução, que é anualmente apresentada por Cuba foi aprovada por 191 dos 193 países membros das Nações Unidas, com as abstenções dos Estados Unidos e de Israel.

A abstenção de Washington na votação na ONU segue os apelos do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que o Congresso norte-americano, dominado pelos conservadores do Partido Republicano, aprove o levantamento do embargo, na sequência da normalização de relações entre os dois países, que restabeleceram relações diplomáticas em Julho de 2015.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou na quarta-feira uma visita de Estado inédita a Cuba, a convite a Raúl Castro.

Além da componente institucional, esta visita tem também uma vertente cultural e dá especial atenção às relações económicas, incluindo o encerramento de um Fórum Empresarial Bilateral Portugal-Cuba, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Depois de Cuba, Marcelo Rebelo de Sousa viaja para a Colômbia, onde vai participar na Cimeira Ibero-Americana, que vai decorrer entre sexta-feira e sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    27 out, 2016 alemanha 20:31
    cada dia que vivo neste mundo mais nojo me mete os politicos sejam esquerda direita centro ou o r a i o que os parta hoje dizem mal amanha dizem bem hoje atacam amanha defendem todos sao defenssores do povo e das liberdades mas abracam quem corta as liberdades jogam conforme os ventos e os tempos o que importa e que a classe politica e os banqueiros continuem a viver no ceu mesmos que o povo viva no inferno por mim falo sr presidente esse castro e aquele que enviou milhares de mercenarios matar os meus irmaos nas colonias portuguesas e mais nao digo
  • Luis
    27 out, 2016 Lisboa 11:35
    Por este andar ainda vamos ouvir a extrema direira xique PSD (Partido Sem Destino) e CDS (Camaradas Do Santos) a dizerem que Marcelo é comunista.
  • Luis
    27 out, 2016 Lisboa 11:35
    Por este andar ainda vamos ouvir a extrema direira xique PSD (Partido Sem Destino) e CDS (Camaradas Do Santos) a dizerem que Marcelo é comunista.

Destaques V+