Tempo
|
A+ / A-

Sobreendividamento. Mil euros por mês para pagar cinco créditos

27 out, 2016 - 10:49

O número de famílias com dificuldade em pagar dívidas mantém-se elevado. Todos os dias, cerca de 100 pedem ajuda à defesa do consumidor. Mais de metade tem emprego.

A+ / A-

Veja também:


Nos primeiros nove meses do ano, 26 mil famílias com dificuldades financeiras pediram ajuda ao gabinete de apoio ao sobreendividado da Deco. São, na sua maioria, famílias de classe média, com um rendimento mensal a rondar os mil euros.

“Estes mil euros são divididos por, pelo menos, três elementos que é a constituição da família. Deste mil euros, temos de ver que mais de 700 são absorvidos pelas prestações com crédito. Isto significa que, no final do mês, as famílias em regra ficam com falta de dinheiro para adquirir os bens de alimentação ou ir à farmácia”, afirma à Renascença Natália Nunes, coordenadora daquele gabinete.

“Em média, têm cinco créditos, distribuídos pelo crédito à habitação, que é um crédito que existe, em regra, em todas as famílias, depois cartões de crédito e dois créditos pessoais”, acrescenta.

Segundo Natália Nunes, para um rendimento de cerca de mil euros, o ideal era que o total das prestações não ultrapassasse os 350 euros mensais.

Das famílias que pediram ajuda à Deco, apenas duas mil reuniam condições para receber ajuda. Mais de metade tem emprego, mas está afogada em créditos. No total, devem mais de 170 milhões de euros.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2013, quase metade das famílias portuguesas tinham alguma dívida, num valor médio de quase 50 mil euros. Destas, 30% deram a sua habitação principal como garantia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    27 out, 2016 alemanha 21:14
    nao sei porque motivo e que os portugueses estao preocupados com as dividas e com a pobreza porque pelo que leio por aqui nos comentarios este governo ja acabou com os problemas dos portugueses
  • simplesmente Maria
    27 out, 2016 18:27
    Eu sou uma dessas pessoas que está subendividada e que pediu ajuda a deco e que a unica saída era a insolvência. Com ajuda de uma advogada amiga e sem me cobrar nada, conseguiu resolver práticamente todos os meus problemas, Fiquei viuva há poucos meses e tenho menos de mil euros por mes
  • Jg
    27 out, 2016 Lisboa 17:53
    Sr. Xavier, eu com um Renault com 10 anos e 100ml km tinha mais problemas que um Mercedes com 20anos e 250000km ...
  • Luís
    27 out, 2016 Cacém 15:36
    João Semana, as contas estão bem feitas. Classe media é a media de rendimentos das famílias Portuguesas que são muito pobres. Os que tem rendimentos muito altos não os declaram, o que impossibilita a entrada para a formula. Muitas famílias que vivem desafogadamente tem pequenos negócios ou pequenas empresas, onde as despesas e receitas do dia a dia não são declaradas. 1000 euros por mês é a média da miséria que se vive em Portugal.
  • xavier
    27 out, 2016 LE MANS 15:29
    porque nao comprar um peugeot em vez de um mercedes
  • Justo
    27 out, 2016 Leiria 15:12
    Isto é o espelho de Portugal E UMA GRANDE LIÇÃO PAR QUEM QUER ADMITIR E TRATAR DE IMIGRANTES. NÓS NÃO TEMOS POSSES PARA ALBERGAR IMIGRANTES!
  • PAULO
    27 out, 2016 LISBOA 13:18
    joao semana, nao foi o jornalista a fazer as contas mas sim uma frase de natália nunes da DECO
  • Eborense
    27 out, 2016 Évora 12:02
    Ainda não aprenderam e continuam a endividar-se. É preciso muita burrice! Força
  • João Semana
    27 out, 2016 Porto 11:57
    Sr. Jornalista. Uma família que ganhe mil euros não é da classe média. Quem lhe ensinou a fazer essas contas ? Corre por aí bem sei que 1000 euros a dividir por 3 pessoas, é classe média. Pois até nisso somos pobrezinhos. 3 pessoas com mil euros para fazer alguma vida de jeito não são da classe média. São da classe baixa

Destaques V+