Tempo
|
A+ / A-

ONU aprova resolução sobre levantamento de embargo a Cuba com abstenção dos EUA

27 out, 2016 - 01:54

Documento foi aprovado por 191 dos 193 países-membros das Nações Unidas.

A+ / A-

A Assembleia geral da ONU aprovou esta quarta-feira, pela 25.ª vez, uma resolução que apela para o levantamento do embargo dos Estados Unidos contra Cuba, com a novidade de ter contado com a abstenção da representante de Washington.

A resolução, que é anualmente apresentada por Cuba foi aprovada por 191 dos 193 países-membros das Nações Unidas, com as abstenções dos Estados Unidos e de Israel.

A abstenção de Washington na votação na ONU segue os apelos do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que o Congresso norte-americano, dominado pelos conservadores do Partido Republicano, aprove o levantamento do embargo, na sequência da normalização de relações entre os dois países, que restabeleceram relações diplomáticas em Julho de 2015.

Em Março deste ano, Barack Obama fez uma visita oficial a Cuba.

A resolução apresentada este ano na Assembleia geral da ONU reconhece os passos dados pela administração Obama para aliviar o embargo, descrevendo-os como positivos, "mas ainda de alcance limitado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+