Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos. País está “bastante pior"

27 out, 2016 - 00:40

Líder social-democrata referiu ainda que a economia do país está mais frágil e que o investimento público e privado e, também, as exportações e o consumo estão a cair.

A+ / A-

“É imperdoável ficar calado e fingir que o que se está a passar não existe”. Foram palavras de Pedro Passos Coelho, na intervenção inicial desta quarta-feira, no Conselho Nacional do PSD.

Segundo fonte oficial do partido, o líder social-democrata defendeu que “o país está bastante pior, embora as pessoas não estejam ainda bem conscientes disso”.

Passos Coelho referiu ainda que “a economia do país está mais frágil e que o investimento público e privado e, também, as exportações e o consumo estão a cair”.

O presidente social-democrata reafirmou ainda que o partido vai apresentar propostas ao Orçamento do Estado para 2017, com "o objectivo de saber se há ou não vontade do Governo em implementar medidas estruturais que façam crescer o país.

O líder social-democrata falou também dos "atrevimentos do Governo no OE 2017", dando o exemplo das pensões, já que o "Governo acaba com as contribuições das pensões milionárias, mas não dá nenhum aumento extra às pensões mínimas".

"A sobretaxa é outro atrevimento e um truque, ao mesmo tempo, para iludir as pessoas", acusou, considerando que há um "aumento generalizado de impostos" e que este orçamento "não traz mais justiça social" e "é mais injusto", porque, "em termos relativos, as pessoas ficam mais pobres".

Para Passos, a actualização dos escalões é "um truque", uma vez que como estes vão ser actualizados em 0,8%, com a inflação prevista pelo Governo em 1,5%, "as pessoas vão ter menos poder de compra, nomeadamente os funcionários públicos".

"Deveríamos estar a aproveitar a conjuntura externa favorável para crescer, porque, ao contrário do que o Governo diz, a conjuntura não é desfavorável", defendeu.

Segundo o antigo primeiro-ministro, "falta estratégia económica" e o país está "a andar para trás".

"Mas à luz das escolhas do Governo, faz sentido assistir ao que estamos a assistir. Se o caminho tivesse sido outro, estávamos com o défice abaixo de 3%, estávamos a beneficiar verdadeiramente do apoio do BCE", disse ainda, de acordo com a mesma fonte oficial.

Passos Coelho fez ainda um agradecimento a Jorge Moreira da Silva, que a 1 de Novembro assume o cargo de director da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE e abandona o cargo de vice-presidente do PSD, mas no discurso não fez qualquer referência à sua substituição, tendo o tema das autárquicas ficado também de fora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose maneta
    31 out, 2016 Arrifana 17:50
    Onde estará este"OBSERVADOR" a observar.A trás da estátua de Estaline,da Venezuela de maduro,da correia do norte,da china ou então observa pela fechadura onde socrates e costa vêm o paraíso.O pior são os números,fantasias todos têm. Se recebes-te os tais poucos euros a mais no vencimento,aconselho-te a ver quanto ganhaste.E depois vê quanto pagas a mais na gasolina(se é que gastas)quanto pagas a mais naquilo que incide o imposto aplicado no que comes e bebes,no gás,etc. E se souberes fazer contas vais ver que estás mais pobre do que eras.Só por amor à camisola,rosa,vermelha,a outra são várias cores é que tem esse sentimento.Ou então recebes dinheiro para fazeres a tua propaganda a esta politica,como faziam os amigos de sócrates,a troco de cerca de três mil euros,e enchiam as colunas sociais e blogs só com fantasias do que havia de melhor.Quando chegou a hora da verdade ele fez o que fez,pediu ajuda,foi corrido,mas só me falta saber os que recebiam os tais 3000 euros para escrever bem da sua figura e politica se ainda recebem.Tu podes ser um deles. (
  • Pedro Gameira
    30 out, 2016 Lisboa 23:39
    Obrigado Costa, deste-me 10 euros de aumento na pensão,mas tiras-me 20 no valor que aumentas-te os combustiveis para poder andar cerca de quinze dias,porque se for um mês é o dobro.Lá em casa o gás aumentos mais 3 euros.Nos refrigerantes e outros artigos de mercearia são vários euros que pago a mais.Olha costa estes comentários anteriores ao meu devem ser escritos por marcianos porque quem cá está neste País sabe que me deu 10 euros e me tira 30 euros ou mais .Por isso com gente que sabe fazer contas também não tenho dúvidas que andaram na escola de sócrates e na tua onde se ensina com os livros fechados ou com eles de pernas para o ar.Só assim podem comentar desta forma.Ou então é gente que não trabalha e recebem ordenados para não trabalhar ou escrever narrativas a dizer bem do mestre, como fazia o outro do PS que nos atirou para a banca rota.
  • Pedro Teixeira
    30 out, 2016 Lisboa 15:24
    Escrevo para quê,! Para vos ensinar a escrever e alertar para coisas que vocês desconhecem e depois por afinidades sectárias e partidárias não publicam,só têm uma resposta subtil, vai para aquelas bandas...... onde cheira mal.
  • Rafael Silva
    30 out, 2016 Porto 11:41
    Olha Passos põe-te a pau porque o presidente e sua rapaziada,como um comentador da sic e outro(a)da tvi já te andam a querer derrubar há muito.Eles nem querem saber que foste tu que ganhas-te as eleições.Eles sabem para que o presidente brilhe por algum tempo,têm que tirar de cena para costa ganhar e com ele estarem mais uns anitos no poder e o presidente sempre a brilhar,embora nas atitudes e fotos quem parece ser o presidente é o costa.Marcelo a comentador já!
  • a voz da razão
    28 out, 2016 lis 11:47
    Um gajo que aldraba, inventa, chama os outros piegas, manda emigrar à força, e dedica-se a chamar o diabo, para que o país entre no insucesso para ele ir para o cadeirão do poder, tem alguma razão?...Devem andar por aí uns quantos doentes mentais!
  • A VOZ DA RAZÃO
    28 out, 2016 lisboa 01:57
    Passos coelho é a voz da razão e dos pés bem assentes no chão. O resto são utopias irrealistas que nos levarão inevitavelmente à miséria.
  • Jorge
    27 out, 2016 Seixal 18:39
    O sucesso deste pafiosos é o insucesso do País.
  • Basta 2 dedos testa
    27 out, 2016 lisboa 16:33
    Para cegos e ignorantes está óptimo!... Agora para quem tem 2 dedos de testa vê perfeitamente que a situação económica e social do País está a degradar-se de dia para dia... Não é preciso ser muito inteligente para vêr isso... A geringonça começou logo mal ao usurpar uma vitoria eleitoral que não lhe pertencia e ainda não parou de fazer disparates, infelizmente...
  • Banca rota à vista
    27 out, 2016 lisboa 15:58
    É verdade, bem sei que as verdades doem...
  • Pois está!
    27 out, 2016 lis 13:15
    Para este figurão é natural que esteja pior! Perdeu o assento da sua zona de conforto, para poder mandar os outros saírem da zona de conforto, não serem piegas e emigrarem!...Conselhos sabe ele dar, só que não os segue quando toca a ele e à sua tribo! É um bom xico-esperto! E há quem ainda vá no seu conto do vigário!

Destaques V+