Tempo
|
A+ / A-

Freitas do Amaral sente que o PSD ainda não o perdoou

27 out, 2016 - 00:05 • Raquel Abecasis (Renascença) e Diogo Queiroz de Andrade (Público)

Em entrevista Renascença/Público, Freitas do Amaral diz que o PSD nunca lhe desculpou ter fundado o CDS e ter feito parte do Governo Sócrates.

A+ / A-
Caso Sócrates é "um mau exemplo da justiça portuguesa"
Veja o essencial da entrevista de Sócrates à Renascença e ao Público

Veja também:


Freitas do Amaral reclama coerência na postura e afirma que foram os partidos à sua direita que se afastaram do pensamento original. Recorda o pensamento que esteve na fundação do CDS e ressalva que o PSD ainda não o desculpou.

Disse que a evolução do seu pensamento político o colocou mais próximo do PS. Continua a manter-se nessa posição?

Não fui eu que mudei tanto assim. Eu sempre fui um centrista aberto por igual ao centro-direita e ao centro-esquerda. Agora, quando o PSD e o CDS viram claramente à direita e ficam muito à minha direita, mesmo que não mude de sítio eu fico mais perto do PS.

O que quero recordar é que desde de 19 de Julho de 1974, data em que o CDS abriu as suas portas à comunicação social para uma conferência de imprensa dada por mim e pelo Engº Amaro da Costa, eu disse “somos um partido do centro, aberto por igual a alianças com o centro-direita e com o centro-esquerda”. Isto foi dito no Verão de 1974.

Na altura também não poderia ter dito outra coisa…

Podia! Podia perfeitamente ter dito que somos um partido de centro-direita aberto a coligações com o PSD. Podia perfeitamente ter dito isso, era legítimo. Tinha passado, não seríamos sancionados por isso. Eu penso mesmo que era isso que o MFA e o Conselho da Revolução estavam à espera que eu dissesse. Mas não era essa a minha posição, nem do eng.º Amaro da Costa nem do dr. Basílio Horta nem da maioria dos fundadores do CDS.

É por isso que muitos deles, os que estão ainda na vida activa, colaboram muito com o Partido Socialista?

Houve muitos que passaram ou para o PS ou a colaborar com o PS. Não nem um, nem dois nem três, houve vários. Houve outros que se aproximaram mais do PSD. Houve outros que continuaram ligados ao CDS. Acho que isso não é motivo para condenar ninguém. As pessoas são livres. Nós estamos num país livre, num regime democrático.

Mas já não sente um ambiente de crispação em relação a si e relativamente ao CDS. Ou sente?

Não. Do CDS em relação a mim não sinto, mas do PSD sinto. O PSD nunca me desculpou duas coisas: a primeira foi ter criado o CDS, porque eles achavam que iam ter o monopólio de toda a direita portuguesa, embora afirmando-se, nessa altura, um partido de centro-esquerda. Em segundo lugar, também nunca perdoaram a minha ida para o Governo do eng. Sócrates.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vamos embora
    27 out, 2016 Lisboa 20:23
    Hoje faleceu o Prof João Lobo Antunes, honremos o seu legado e a sua memória.
  • Vamos embora
    27 out, 2016 Lisboa 20:23
    Hoje faleceu o Prof João Lobo Antunes, honremos o seu legado e a sua memória.
  • Correia Monteiro
    27 out, 2016 Lisboa 15:58
    Devagar,devagarinho, vais dizer a verdade.Fundas-te o CDS a pedido de Soares e alguns militares da revolução.E porquê? precisamente pelo que dizes.Soares e militares esquerdistas tinham medo de Sá Carneiro arrebanhar o apoio dalguma esquerda e todo o centro direita. E tu foste o pau mandado por soares para quebrares esse impulso que havia na sociedade Portuguesa.Devagar vais dizer as verdades e sobre Camarate ela vai aparecer nua e crua,quando morreres.A maçonaria sabe de tudo e tu também.Mas a hora da verdade há-de chegar, pena que já cá não estejas.Adelino esse era puro, agora esses que falas que mudaram são a face de qualquer moeda que vai-lha a pena.
  • Miguel Sousa
    27 out, 2016 Guimarães 13:13
    Este senhor escusava de passar pelo vexame de os Portugueses utilizarem este sitio para lhe dizer o que sentem dele.,se estivesse calado era melhor.A sua reputação como politico é igual a 0 (zero). Como oportunista deve ter 20 valores. O que o fará correr agora? Não é por acaso que deu a entrevista e se calhar a seu pedido.Se a iniciativa partiu de algum jornalista vem pode limpar as mãos à parede.Não vale o tempo que perdeu.Gente desta os Portugueses já não gostam de ouvir.Eles já sabem o que lhe move quando fala ou dá entrevistas.E mais a fama dele já passou há história e pela piores razões.
  • Maria Manuela
    27 out, 2016 Cascais 12:40
    Afinal o CDS e PSD viraram à direita,como se o CDS do tempo de Freitas fosse de esquerda.Mas não vou valorizar estas afirmações porque Freitas deve estar com problemas da mente. Agora queria que ele dissesse neste momento qual a posição do PS que ele admira.Estará como no tempo que ele se apaixonou pelo PS ou por Sócrates?.
  • Luis
    27 out, 2016 Lisboa 10:28
    Ó Professor, deixe-se de tretas. Qual ideologia qual caraças. Fale daquilo que melhor sabe. Fale de tachos. Desde de quando é que as boyadas que infestam a partidocracia reinante se movem por ideologias? Todos se movem apenas por tachos daí as piruetas que fazem para os garantir. Os boyinhos novinhos que anualmente se inscrevem como militantes nos partidos do centrão é por uma questão de militância ideologica ou para garantir o seu futuro através dos tachinhos partidarios? Quer um exemplo? O que seria hoje do Passos se não tivesse asilado no PSD durante toda a vida? Ó Professor, para contar estorias mais vale estar calado pois o Povo Português há muito que deixou de acreditar no Pai Natal e nas bacoradas dos politicos. Faça um esforço para perceber as sondagens. As palavras e as promessas valem o que valem pois o que conta são os factos. Hoje já se respira novamente em Portugal depois de quatro anos de sufoco.
  • beirão
    27 out, 2016 lisboa 01:35
    Pois..... Eu gostava que o prof. Freitas do Amaral contasse à gente, quem, fora do PS; já o elogiou pelos seus vários comportamentos politicos ! ! ! ! E olhe que eu, uma vez, votei em si !!! Mas também foi só uma vez..... porque conheci-o de pressa !

Destaques V+