Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Freitas do Amaral. Caso Sócrates é "um mau exemplo da justiça portuguesa"

27 out, 2016 - 00:03 • Raquel Abecasis (Renascença) e Diogo Queiroz de Andrade (Público)

Freitas do Amaral foi entrevistado pela Renascença e pelo "Público". Antigo ministro recordou a sua passagem pelo Governo de José Sócrates. E diz que rezou por ele.

A+ / A-
Caso Sócrates é "um mau exemplo da justiça portuguesa"
Veja o essencial da entrevista de Sócrates à Renascença e ao Público

Veja também:


Ocorreu-lhe visitar José Sócrates enquanto esteve preso?

Várias vezes pensei nisso. Mas entendi que, não havendo uma relação de amizade pessoal entre nós dois e tendo depois havido um distanciamento na medida em que eu o critiquei pelo despesismo que caracterizou os últimos dois anos do Governo dele, não havia uma obrigação da minha parte nem com certeza uma expectativa da parte dele de que eu fosse visitá-lo. Mas pensei nele. E rezei por ele. Sou católico e gosto de rezar pelos doentes, pelos presos e por aqueles que estão em situação de aflição. Como disse uma vez e repito, não gostei nada de ver um antigo primeiro-ministro do meu país em prisão preventiva durante tanto tempo. E sem que, no momento em que saiu, fosse deduzida a acusação. Prender-se um antigo primeiro-ministro durante quase um ano, com vista a recolher provas para uma acusação, e depois já passou mais um ano e tal e não há acusação nenhuma, acho que isso é um mau exemplo da justiça portuguesa.

Arrepende-se de ter feito parte do Governo de José Sócrates?

Não, não me arrependo. Primeiro, porque a evolução do meu pensamento e das minhas ideias políticas fez-me ficar mais próximo do Partido Socialista do que do PSD e do CDS.

Mas gostava de recordar aqui uma coisa: É que o Eng. Sócrates, em 2005, não era o Eng. Sócrates que hoje o país conhece ou julga que conhece. Era uma pessoa de quem ninguém dizia mal. De quem, nos primeiros meses, as bases do PSD gostaram muito pela sua energia, pela sua capacidade de decisão, pela sua capacidade de enfrentar certas corporações, como a dos professores e a dos magistrados do Ministério Público. Portanto, o Sócrates de 2005 não tinha nada a ver com a imagem pública que existe hoje acerca do Eng. Sócrates. Que ou é negativa ou é cheia de dúvidas. Aquelas pessoas que não decretaram já que ele era culpado estão à espera que a justiça se pronuncie. E a justiça cada vez é mais lenta, cada vez é mais incerta, e isso é terrível. Para ele, que tem um peso enorme sobre si, e para todos nós.

Precisamos de saber, de uma vez por todas, após um debate de contraditório, e através de um poder judicial independente, se aquele senhor foi um primeiro-ministro sério ou se não foi. Isso é fundamental para, de certa maneira, limpar o ambiente desses anos que se passaram.

De qualquer forma, enquanto esteve no Governo, nunca suspeitou que ele não fosse um primeiro-ministro sério?

Nunca suspeitei, nem nunca vi nada que me levasse a suspeitar. Se visse tê-lo-ia dito. Eu saí apenas por razões de saúde e, quando saí, não tinha razão nenhuma para suspeitar de tudo o que, mais tarde, apareceu. Ainda mantive durante dois ou três anos conversas muito positivas e muito construtivas com o Eng. Sócrates. E a primeira razão pela qual eu me comecei a afastar dele, e depois a criticá-lo, foi a incapacidade que ele revelou de tomar medidas de restrição na política económica que travassem o despesismo excessivo que nós estávamos a ter e que deu o défice de 10% e que depois motivou a entrada da troika.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    28 jun, 2019 10:23
    Conseguiu ser tudo e o seu contrário: uma espécie de bailarino político e social? Fraco exemplo para os portugueses mais jovens e mais velhos…
  • Pedro Filipe
    27 out, 2016 Lisboa 15:41
    Continuar a chamar este tipo de Engº é uma vergonha para que o trata assim, para com os licenciados, para com os que não o são e por isso, não reclamam esse titulo e, uma vergonha para a justiça de uma forma geral. Esse tipo é a prova provada que, se conheceres as pessoas certas, nada te acontece, e ainda viras vitima. Engenheiro, engenheiro na arte de enganar.
  • Carlos amorim
    27 out, 2016 Maia 14:25
    Eu não crítico os milhões investidos mas sim as falcatruas dos milhões desviados...
  • Antonio Ferreira
    27 out, 2016 Porto 13:42
    Eu fico, completamente, estarrecido quando ouço ou leio determinados comentários de figuras públicas e, de algumas que até participaram nos governos do Sr. Sócrates, como é o caso do Prof. Freitas do Amaral. Sinceramente ! Eu duvido que fizesse parte de um governo e fosse tão cego que não conseguisse ; ver ou perceber determinados esquemas que foram montados. Mas vamos por partes : 1. O desmantelamento de uma empresa, como a PT, não é um crime grave ? E o Sr. Sócrates, como PM, não viu isso ? Claro que viu, mas havia os seus interesses, ocultos. 2. O desejo, doentio, de calar Manuela Moura Guedes, uma jornalista que fazia parte de uma cadeia de televisão, e cuja pressão levou à sua saída, não é grave, num país democrático ? 3. O esquema montado, pelo Sr. Sócrates de enviar os seus apaniguados da CGD, para o BCP, numa tentativa de controlo do sector financeiro, privando determinada comunicação social de financiamentos, só porque criticava o Sr. Sócrates, não é grave ? 4. O dinheiro gasto, pelo Sr. Sócrates, nas suas compras milionárias, sendo feito de forma oculta, porque eram quase tudo pago em dinheiro vivo, não é um caso grave, quando se tenta controlar um cidadão que recebe 10.000,00 euros, por transferência bancária, não é um acto desigual e suspeito ? Independentemente do resultado da justiça ao caso Sócrates, deixem que diga que o povo português não é estúpido e já fez o seu julgamento. Num outro país europeu, este Sr, Sócrates nem falava mais na TV.
  • luciano ildefonso
    27 out, 2016 faro 13:21
    Sinto vergonha em ter governantes deste calibre a governar o meu país....Desapareçam de vez, deixem-nos em paz..Vocês é que desgraçam o bom nome de Portugal...
  • MITÒMANO 44
    27 out, 2016 Lx 11:21
    Pois é o Carlos reis é um crente...Toda a gente incluindo o PS sabe quem é o Sócrates...uma coisa é o julgamento nos Tribunais e eventuais condenações e outra é a questão ética e moral. A ética republicana de que tanto falam os socialistas. Ainda não percebeu que os jornais têm o seu papel na denúncia destes e outros casos graves que se passam no país e o tribunal condenará ou absolverá o falso engenheiro, o engenheiro da tanga... O Sócrates é um tipo "doente", um mentiroso compulsivo que ainda tem alguns seguidores pois têm receio de terem o rabo preso. Seria bom que esse Sr. Sócrates explicasse de onde lhe vem tanto dinheiro: dois advogados e um assessor de imagem e ele nem trabalha...quem lhe paga estes e outros luxos a este "pirata"...A Drª Ana Gomes já percebeu quem é o sr. Sócrates....
  • osousadeviseu
    27 out, 2016 Viseu 11:15
    Se fosse um zé ninguém já estava na cadeia há muito tempo e até esquecido. O mais simples cidadão sabe disso
  • Vitor Lopes
    27 out, 2016 Lisboa 11:12
    Por favor Dr. Freitas do Amaral, poupo-nos com a sua demagogia, o Sr. devia ficar calado, vira-casaca, está incomodado pela prisão de Sócrates por ser um ex-primeiro ministro, mas não fica incomodado pelo o que ele fez ao nosso país, tenha vergonha.
  • E os países
    27 out, 2016 lx 10:58
    da Europa que tinham défices do mesmo valor ou superiores também tiveram a visita da troika?...Freitas do Amaral esquece-se de dizer ou não quer, que a Alemanha (Merkel e Schauble), em 2010 e 2011 perante a crise internacional mandou abrir as torneiras do investimento publico para passados 6 meses tirar o tapete aos países que estavam a "cumprir" com os ditames alemães! Enfim, sempre bons alunos, a cumprir ordens, mas há que desconfiar dos "professores", pouco sérios! O (des)ajustamento que nos querem fazer crer agora que foi uma saída limpa, constata-se que, neste caso aluno dedicado e professor, poucos sérios, deram resultado a uma saída muita suja!...os problemas do sistema financeiro foi varrido para debaixo do tapete, para que pudessem impingir-nos a dita saída limpa!
  • Carlos Reis
    27 out, 2016 Coimbra 10:21
    Este senhor está enganado, o eng. Sócrates já foi julgado e condenado pelo correio da manha em primeira instância e depois do recurso apresentado pela defesa foi novamente julgado e condenado pelo sol, isto porque os tribunais estão cheios de trabalho e pediram ajuda a estes dois pasquins.

Destaques V+