Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa

Irmã Teresa, uma rocha em Havana

26 out, 2016 - 21:07 • Eunice Lourenço , em Havana

Freira portuguesa dirige infantário visitado pelo Presidente da República.

A+ / A-
"Guantanamera!" O show Marcelo, agora em Cuba
"Guantanamera!" O show Marcelo, agora em Cuba

Perto da porta ainda há uma “roda”, o local onde as famílias podiam pôr as crianças de que não podiam ou não queriam cuida. Mas à porta estão os abraços abertos e o sorriso da irmã Teresa Vaz, freira portuguesa da Congregação do Amor de Deus, que dirige a Guarderia Padre Usera, bem no centro de Havana, que recebeu esta quarta-feira a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em visita de Estado a Cuba.

Depois de uma visita pela parte central e histórica de Havana, guiada pelo historiador Eusébio Leal, e em que Marcelo pareceu como que recolhido, escutando muito e falando pouco, o Presidente soltou-se e soltou os seus afectos no infantário, onde beijou crianças, cantou com elas a Loja do Mestre André e até fez coro com as freiras e as educadoras a cantar Guantanamera.

A dirigir toda a obra está há década e meia a irmã Teresa que já conhecia Cuba por ter vindo à ilha como superiora geral desta congregação que regressou a Cuba em 1989. A congregação foi fundada pelo padre Jeronimo Usera, que dedicou boa parte da sua vida a Cuba e à valorização dos negros e das mulheres.

“Vim pela primeira vez em 1991 e, nessa altura, havia uma dignidade no povo, uma qualidade de vida que não correspondia às possibilidades económicas do país. Hoje mudou um bocadinho”, diz a irmã Teresa à Renascença, recusando, contudo, dizer se a mudança é para melhor. “A circunstância económica talvez, o resto não sei”, responde.

O “resto” conta com a ajuda desta instituição que, cada ano, recebe 50 crianças, saindo outras tantas. Mas nunca deixa de ter relação com elas e há mesmo um grupo de antigos alunos que há 11 anos se constituíram como Missionários da Alegria e da Esperança. “A missão deles é levar alegria, levar esperança aos que já não encontram um sentido para a vida”, afirma esta transmontana nascida em 1934, que faz questão de apresentar um desses jovens, “o mais antigo dos antigos alunos” ao Presidente Marcelo.

Um dos projectos, explicado pelo jovem de 21 anos, é constituir equipas de futebol. O Presidente logo pergunta se têm equipamento e ele responde que sim. Quanto aos treinos são à beira da catedral. “Isso é magnifico! Inspiração divina para o futebol”, exclama Marcelo, piscando o olho ao bispo auxiliar de Havana, que acompanhou toda a visita à Guarderia.

O Presidente ainda aproveitou alguns momentos da visita para falar a só com o bispo e esta quinta-feira tem um encontro com o cardeal Jaime Ortega, bispo emérito de Havana. Marcelo quis marcar, assim, o seu apreço pelo papel da Igreja na sociedade cubana.

Mas a atenção do Presidente foi, sobretudo, para a irmã Teresa, numa visita em que se reconheceu “um bocadinho emocionado” por ter vindo encontrar em Cuba “na outra ponta do mundo” uma congregação que conhece muito bem pelo trabalho de ensino em Portugal e à qual entregou uma parte da educação da sua filha Sofia.

“Conheço muito bem a congregação do Amor de Deus e o pensamento e a obra do padre Jeronimo Usera, que foi uma grande figura aqui em Cuba e que inspirou uma grande figura que é esta irmã Teresa Vaz e que com a sua juventude eterna representa Portugal na educação, chamaríamos nós pré-escolar, do povo irmão de Cuba”, afirmou o Presidente no fim da visita, em declarações aos jornalistas que acompanham esta sua visita de Estado.

Já antes, em conversa animada no refeitório, tinha vaticinado longa vida à irmã Teresa. “Os transmontando duram 120 anos, 140. São rochas”, disse o Presidente, frente a figura pequenina de Teresa Vaz, uma rocha no centro de Havana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Irmã Maria de Lurdes
    29 out, 2016 Porto 12:19
    Sou uma Religiosa da Congregação das Irmãs do Amor de Deus há 53 anos. Soube desta maravilhosa notícia vinda de Havana - Cuba. Fiquei grandemente emocionada, primeiro: porque Cuba faz parte da vida da Congregação por ter tido ali a sua origem, na pessoa ímpar do seu Fundador, Jerónimo Mariano Usera y Alarcón, Sacerdote madrileno, o qual se entregou de alma e coração aos mais necessitados (crianças, mulheres, pobres e escravos). Aqui trabalhou, rezou, sofreu e deu a sua vida pelo bem de todos. Era o seu desejo desde ainda «menino»: «SINTO QUE DEUS ME CHAMA A FAZER O BEM NA TERRA». Disto são testemunha Deus, pessoas, Instituições que ainda repetem o belo, o bem, a bondade, a misericórdia daquele Homem que trocou a Nobreza da Família por uma vida austera e pobre em proveito de todos os mais precisados de pão, de cultura, de saúde... E, em segundo lugar, pela surpresa de alguém publicar uma réstia de bem que a Congregação das irmãs do Amor de Deus vai fazendo pelo mundo além. Graças a Deus! A minha, a nossa gratidão ao nosso querido Dr. Marcelo Rebelo de Sousa pelo seu gesto de acolhimento às Religiosas do Amor de Deus e às crianças daquelas terras que nos são muito queridas. Ainda um enorme OBRIGADA à Rádio Renascença pelo bem que vai espalhando na Comunicação Social.

Destaques V+