Tempo
|
A+ / A-

Sócrates. "Este processo acabou"

26 out, 2016 - 21:01 • Carlos Calaveiras

Antigo primeiro-ministro falou sobre o processo em que está envolvido na justiça, sobre o livro que escreveu, mas não esqueceu o actual Governo, o Orçamento e a oposição.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates considera que o processo em que é arguido "acabou em Outubro do ano passado", altura em que terminava o processo para haver acusação. Como esse prazo não foi respeitado - segundo Sócrates - não pode continuar.

Em entrevista à TVI, o ex-líder socialista lembra que "não há prazo nenhum e isto não pode acontecer".

José Sócrates relembra que "ao fim de dois anos não apresentaram a acusação".

O antigo governante também não esqueceu o juiz Carlos Alexandre. Segundo Sócrates, o juiz fez "uma insinuação maldosa a meu respeito, uma insinuação falsa".

Nesta entrevista à TVI, Sócrates considerou que “António Costa é um líder em formação” e deixa um conselho ao Presidente Marcelo: "O excesso enfraquece".

Já sobre o primeiro ano do Executivo, Sócrates considera que o Governo teve “um grande êxito político este ano” e lembra a “devolução de rendimentos” e o estímulo da “procura interna”. O antigo primeiro-ministro deixa a pergunta: “O que seria de nós se não tivéssemos estimulado o crescimento e procura interna?”. “Se tivéssemos seguido a linha austeritária teria sido muito pior”, garante.

“O que se retira deste Orçamento do Estado é o êxito deste Governo que ninguém previa” e, assim, chegasse ao Orçamento do Estado para 2017 “com indicadores bons em relação ao ano anterior”.

Em relação à oposição, José Sócrates considera que “a direita continua a fazer o mesmo discurso de 2011”. “Em 2011 fez tudo para derrubar o Governo e para vir a troika, em 2011 foi chumbado na Assembleia da República um acordo para impedir a ajuda externa”.

Sócrates escreveu um livro sobre o carisma e a liderança, “O dom profano”. É – diz o autor – uma reflexão sobre o projecto europeu.

[Actualizado às 22h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ESTAVA TUDO BEM!
    29 out, 2016 AZURARA 08:53
    E O TEIXEIRA DOS SANTOS?
  • demagogo
    27 out, 2016 Santarém 23:28
    Este artista pelos vistos com "este processo acabou" deve estar a tentar inverter os lugares, de arguido vai passar a juiz, sempre muito convincente nas suas afirmações e ditador nos seus sentimentos.
  • rosinda
    27 out, 2016 palmela 12:40
    Porque nao compra jose socrates a tvi aquele porcaria nao serve para nada! A unica pessoa que lhe fazia frente era manuela moura guedes.
  • tuga
    27 out, 2016 lisboa 08:30
    Com este apoio todo ainda vai acabar em presidente da republica!! COMO É QUE O POVO VAI NISTO??? Isto é chamae estúpidos a 9 milhões de portugueses (também não erram muito), o país bateu no fundo!!
  • Hélada
    27 out, 2016 Labregolandia 07:37
    Afinal volto atrás com o que disse, ela até nem é assim muito giro
  • Felisberto
    27 out, 2016 Feira 07:30
    Um homem que levou o pais a banca rota e tenha feito tanta porcaria e enriquecido a custa do povo portugues os meios de comonicacao ainda lhe da direito de antena em horarios nobre. E pena ver isto a scontecer com os midia
  • Antonio
    27 out, 2016 Faro 07:26
    Acabou?!! Ainda não começou. Só tem que aguardar o desfecho calmo e sereno se não tem nada a recear. Como se tem visto serenidade e calma não teem existido, assim vai disparando para os próprios pés.
  • joao
    27 out, 2016 Vila Pouca de Aguiar 05:02
    eu e toda a minha família e somos mesmo muitos votaremos em Sócrates para tudo que ele queira ser candidato, felizmente Deus deu me olhos para ver Sócrates fez obra em portugal para os portugueses não fez obra em angola cabo verde ou outros locais para consumo pro-pio como alguns que o criticavam fez divida com obra a vista em portugal outros fizeram divida que digam onde esta a obra
  • LARAPIO
    27 out, 2016 Bencatel 01:30
    Se o deste companheiro de profissão terminou, então os meus de pequeno monte estão terminados desde o começo processual. Viva o "chefe" que safa todos o colaboram....! Será assim............???????
  • iFernando
    27 out, 2016 Porto 01:14
    O apoio da TVI ao PS/Socrates é importante. Obrigado TVI

Destaques V+