Tempo
|
A+ / A-

Rajoy garante que está disposto a "negociar com todos"

26 out, 2016 - 19:45

Abstenção do PSOE vai viabilizar executivo e evitar realização de terceiras eleições legislativas em Espanha.

A+ / A-

O líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, pediu a confiança do Parlamento para formar Governo e assegura que está "aberto ao diálogo" e disposto a "negociar com todos" os partidos.

"Estou convencido de que entramos numa outra etapa política, de diálogo e consenso", disse Rajoy no discurso que abriu a discussão do programa de Governo, acrescentando que "se o Governo está em minoria terá de buscar colaboração".

Mariano Rajoy deverá ser investido presidente do Governo espanhol no sábado apesar de contar apenas com os apoios do partido de centro-direita Cidadãos e do deputado da Coligação Canária, que numa primeira votação, quinta-feira, não lhe darão a maioria absoluta dos 350 deputados do Congresso dos Deputados.

No entanto, na segunda votação que se irá realizar 48 horas depois, quando precisar apenas de obter a maioria simples a favor na câmara, deverá ser eleito como presidente do Governo devido à abstenção anunciada da maioria dos 85 deputados do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

A Espanha está sem Governo desde Dezembro. Já realizou duas eleições, mas nenhum partido teve maioria absoluta nem tinha conseguido entendimentos até agora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+