Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trinta empresas. Eis a armada lusa à conquista de Cuba

26 out, 2016 - 19:16 • Henrique Cunha

Feira Internacional de Havana terá maior presença portuguesa de sempre. Fim do embargo abre oportunidades.

A+ / A-

É a primeira grande investida de Portugal numa feira de negócios cubana. É já na próxima semana que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove a deslocação de 30 empresas portuguesas a Cuba para participar na Feira Internacional de Havana (FIHAV), em Havana.

Os pormenores desta viagem de negócios ao país de Fidel Castro foram revelados esta quarta-feira à Renascença pelo presidente da Associação Empresarial de Portugal, Paulo Nunes de Almeida. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou esta quarta-feira uma visita oficial a Cuba.

A FIHAV, que começa na segunda-feira e decorre até 4 de Novembro, é a maior feira multissectorial de negócios das Caraíbas, com mais de 60 participações nacionais e quase 1.500 expositores.

A deslocação dos empresários portugueses, a maior parte ligados aos sectores agro-alimentar e bebidas, dos materiais de construção e da metalomecânica, decorre de uma parceria da Câmara de Comércio Portugal-Cuba com a AEP.

“Será a primeira grande participação de Portugal numa feira multissectorial em Cuba. E é um exemplo de que temos olhado para mercados onde se torna mais difícil para as empresas irem isoladamente e onde o papel de uma instituição com as características da AEP apoia muito no contacto inicial”, afirma o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

Este é um primeiro sinal para Portugal do fim do embargo económico a Cuba que, na opinião de Paulo Nunes de Almeida, vai abrir um “novo ciclo de investimento” naquele país. “A maior parte desse investimento é estrangeiro e isso reflecte o fim do embargo, o que permite a esses investidores olharem para Cuba com outra confiança.”

O sector agro-alimentar apresenta excelentes oportunidades para os investimentos portugueses em Cuba.

“Cuba está dependente de muitos produtos e tem de os importar. Até aqui tem tido o mercado da Venezuela como principal fornecedor. Mas direi que, também fruto da situação que se vive no mercado [venezuelano], podemos encontrar fontes alternativas e Portugal pode colocar em Havana alguns produtos onde é muito competitivo.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Varanda da Europa
    26 out, 2016 Almada 21:26
    Que grande informação: Então onde está a Listagem das 30 Empresas ???
  • A "geringonça"
    26 out, 2016 lis 20:44
    a funcionar! E bem! E o PR Marcelo sabe isso muito bem!...Olhem, se estivesse o farsola do Passos como abencerragem do governo como é que seria? O PR Marcelo só teria dores de cabeça, com tanta farsolice e incapacidade!...

Destaques V+