Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leilão da dívida. Portugal conseguiu mais milhões a juros mais baixos

26 out, 2016 - 12:02

Esta operação seguiu-se à decisão favorável da agência DBRS, que manteve o rating acima de "lixo".

A+ / A-

Portugal colocou, esta quarta-feira, 1.000 milhões de euros de dívida com maturidade a cinco anos, a uma taxa de juro de 1,75%.

No leilão anterior comparável, realizado a 31 de Agosto, a taxa foi de 1,87%.

A procura de Obrigações do Tesouro emitidas pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), que vencem a 15 de Abril de 2021, excedeu a oferta 1,93 vezes.

Esta operação seguiu-se à decisão favorável da DBRS. Esta foi a única agência que mantém o “rating” de Portugal acima do nível de “lixo”, o que é fundamental para que o país continue a ser contemplado no programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE).

A DBRS alerta que "Portugal enfrenta desafios significativos, incluindo níveis elevados de dívida pública", que deverá ser reduzida "apenas gradualmente" e que faz com que o país continue "vulnerável a choques adversos".

Também na frente orçamental são deixados alertas. A agência considera que "os riscos negativos para atingir as metas orçamentais continuam significativos", e que o Programa Especial de Regularização do Endividamento ao Estado (PERES), que chama de "amnistia fiscal", só trará um "impulso extraordinário às receitas fiscais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    26 out, 2016 Lisboa 13:58
    Afinal o diabo veio mesmo. Não pára de atazanar o Traste de Massamá. Ainda vamos ver o Traste de Massamá a ir ao bruxo da sanzala perto de onde ele morava para fazer uma macumba ao Antonio Costa. Ou então ao Prof. Karamba que fica mais perto.hihihihihihihi.
  • Eborense
    26 out, 2016 Évora 13:17
    Mas aos investidores internos, pagam 1,25 % ao ano nos Certificados do Tesouro e a partir de Janeiro, 0,7 % nos certificados de aforro. Os bancos não dão nada e a dívida pública pouco dá e depois admiram-se dos portugueses não pouparem.

Destaques V+