Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo em Cuba. Encontro com Fidel não é certo mas a curiosidade é grande

26 out, 2016 - 08:15

Presidente da República está em Cuba até quinta-feira e já anunciou que, “daqui por umas semanas” deverá encontrar-se com a rainha Isabel II em Londres.

A+ / A-

O Presidente da República chegou na terça-feira a Cuba (1h30 desta quarta-feira em Lisboa) e mostrou-se muito entusiasmado durante a viagem, sobretudo com o encontro com “El comandante” Fidel Castro.

No avião, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu aos jornalistas que o acompanhavam que desde adolescente acompanha, à distância, a figura de Fidel – que no seu entender assinala "um certo tempo" – e que nunca esteve em Cuba.

"Não escondo que tenho uma grande curiosidade", afirmou, referindo que planeou várias vezes uma viagem a esta ilha das Caraíbas, mas nunca chegou a visitá-la.

O encontro com o líder histórico cubano Fidel Castro poderá acontecer esta quarta-feira à tarde, mas ainda não é certo: "Veremos se se confirma ou não".

O encontro "é mais um aspecto pessoal, da experiência de encontrar alguém que, à sua maneira, era conhecido pelo jovem Marcelo Rebelo de Sousa, no tempo em que era adolescente", explica.

"Como sabem, eu não era propriamente dos apoiantes, não direi da personagem em si mesmo, mas da política que representava. Em qualquer caso, há na vida personalidades com as quais concordamos ou não concordamos, mas que assinam um certo tempo, isso é um facto", acrescentou.

Questionado se imaginava algum dia encontrar-se com Fidel Castro, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Ah, não, isso eu não imaginava. Pois se eu não imaginava ser Presidente da República!"

Fidel Castro está com 90 anos e afastou-se do poder em 2006 por motivos de saúde, depois de quase meio século na chefia do Estado e do Governo de Cuba.

Durante a viagem, Marcelo escusou-se a comentar assuntos da política portuguesa, incluindo a decisão do Bloco de Esquerda de não participar nesta visita de Estado, invocando o facto de não estar em território nacional.

Recusou também comentar os salários da administração da Caixa Geral de Depósitos, salientando que não estava em território nacional e que ainda por cima estava num avião da Air France: "Não é sequer um avião da TAP. Não comento a política portuguesa".

Marcelo encontro com rainha Isabel II

O Presidente da República anunciou na terça-feira que tem previsto um encontro com a rainha do Reino Unido, Isabel II, no Palácio de Buckingham, em Londres.

A reunião deverá acontecer "daqui por umas semanas", mas não está ainda confirmada. A acontecer, será "uma visita de trabalho ou de cumprimentos que já estava pensada há algum tempo" e “que não foi possível logo a seguir à tomada de posse".

Marcelo Rebelo de Sousa fez este anúncio aos jornalistas durante o voo de Paris para Havana, Cuba, onde vai estar até quinta-feira em visita de Estado.

Tal como nunca imaginou vir a encontrar-se com Fidel Castro, "não imaginava eventualmente estar com a rainha em Buckingham Palace, daqui por umas semanas”, admitiu.

Nestas declarações aos jornalistas em pleno voo, que até agora têm acontecido em todas as suas viagens de longo curso, o Presidente da República escusou-se a comentar questões nacionais, como os salários da administração da Caixa Geral de Depósitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rogerio
    26 out, 2016 Setubal 11:07
    O sr anda a querer derrubar o recorde do sr Mario Soares.. Veja lá se tanto passeio (á nossa conta) não lhe fará mal
  • FIDEL DITADOR
    26 out, 2016 Lx 10:40
    Sr. Presidente, O melhor é tirar o cartão das milhas da TAP....Espero que diga a esse bandalho do Fidel que é um ditador e que deve libertar os presos políticos e que abra o país à modernidade e à democracia pois esse velhadas do Restelo já era e ainda não percebeu. Já agora diga aos kamaradas Jerónimo e outros que o acompanham que tenham a coragem de dizer que Cuba não é livre e é uma ditadura.

Destaques V+