Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

Três dias para desmantelar a "Selva" de Calais. As imagens

26 out, 2016 - 02:43

Autarca de Calais anunciou esta quarta-feira "missão cumprida". Autoridades e trabalhadores apoiados pela polícia anti-motim começaram a esvaziar o campo de Calais na segunda-feira de manhã e concluiram o processo ao terceiro dia. Milhares de migrantes e refugiados foram levados em autocarros para outros pontos do país. As imagens de um processo inédito e simbólico.

A+ / A-

A operação de retirada dos habitantes do campo chegou ao fim ao início desta tarde, segundo as autoridades francesas. Registaram-se alguns incidentes, algumas estruturas foram alvo de fogo posto, mas não há vítimas a lamentar.

Ao segundo dia, mais de quatro mil migrantes já tinham sido retirados da "Selva", em Calais, no norte de França. O campo que acolhia temporariamente migrantes e refugiados começou a ser evacuado esta segunda-feira pelas autoridades. Equipas de operários escoltados por polícias arrasaram as tendas e barracas.

Os milhares de migrantes que vivam no campo tinham como objectivo atravessar o Canal da Mancha e chegar ao Reino Unido. Estão a ser distribuídos por vários centros espalhados por toda a França.

Pequenos camiões retiram os destroços do campo que acolhia, até domingo passado, entre seis mil e oito mil migrantes, na sua maioria oriundos da Síria, Eritreia e Sudão.

“Sabemos que a Selva acabou. Vamos tentar apanhar agora um autocarro, mas queremos uma boa cidade, perto de Paris. Se não pudermos ir para lá, vamos regressar à Selva”, diz Aarash, um migrante afegão, de 21 anos.

A presidente da câmara de Calais visitou a “Selva” acompanhada por 150 a 200 polícias anti-motim. “Os migrantes já sabiam há muito tempo que isto ia acontecer”, disse Fabienne Buccio à agência Reuters.

Grupos de migrantes chegaram a incendiar tendas como forma de protesto pelo desmantelamento do bairro de lata, mas a indignação deu lugar à resignação.

De acordo com as autoridades francesas, mais de seis mil pessoas foram retiradas da "Selva".

Pelo menos 800 migrantes menores de idade foram provisoriamente hospedados em contentores de carga colocados noutra zona próxima do bairro que se tornou símbolo das crises migratórias na Europa.

O ministro do Interior de França, Bernard Cazeneuve, disse que todos os menores desacompanhados "com laços familiares comprovados no Reino Unido" serão transferidos para o Reino Unido.

[Actualizado quarta-feira, 26 de Outubro, às 15h21]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zétuga
    26 out, 2016 lisboa 08:38
    Imagens daqueles chamados "" refugiados"" que ressoltam e enojam, se estão ilegais deveriam ser expulsos!!!! vamos nós europeus de sustentar estes caçadores de subsídios para não fazerem nada e viverem à nossa custa??? e ainda escolhem para onde querem ir... ou seja onde há mais apoios chamados ""sociais" para viverem sem fazerem nada a não ser fazer filhos e inundarem a europa em ser considerada invasão!!!!
  • tuga
    26 out, 2016 lisboa 08:01
    Estas imagem metem nojo, revoltam!! se estes gajos estão ilegais porque tem a europa de os sustentar?? porque não são expulsos?? Estamos a atrasar civilizacionalmente a europa em séculos em acolher estes parasitas cuja finalidade é mamarem dos nossos descontos sem fazerem a ponta de um corno!!!
  • António Costa
    26 out, 2016 Cacém 06:17
    O problema é que enquanto países como a Líbia, a Síria, o Iraque ou o Afeganistão estavam na "esfera de influência" da URSS ninguém fugia de lá. Além disso ainda recebiam mão de obra doutros países, necessárias ao crescimento económico desses países. Agora que as "primaveras árabes" espalharam a fome e a guerra só Putin é que é responsabilizado pela "agressão" à Ucrânia. Mas os dirigentes turcos nunca foram responsabilizados por invadirem Chipre. Nem por através do seu território fornecerem treino e armas aos terroristas islâmicos sunitas que devastaram a Síria. Sobre a invasão do Iraque já nem é preciso falar: ninguém "congelou" as contas bancárias de George W. Bush, Tony Blair ou Durão Barroso, pois não? São eles os verdadeiros responsáveis pelas "Selvas" que precedem os "Infernos"!

Destaques V+