Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coimbra. Mais de 300 agentes fazem 50 buscas e detêm 12 pessoas

25 out, 2016 - 11:57

Operação conjunta da PSP e PJ começou no Bairro do Ingote. Foram apreendidas várias armas e munições de vários calibres, além de uma quantia significativa de haxixe e heroína, automóveis, equipamento informático e alguns milhares de euros.

A+ / A-

A PJ e a PSP realizaram cerca de 50 buscas domiciliárias na operação que decorreu no Ingote, em Coimbra, e detiveram 12 indivíduos, dois deles suspeitos de tentativa de homicídio, disse a Polícia Judiciária.

A operação, que se iniciou às 7h00, contou com mais de 300 operacionais da PJ e da PSP, informou esta terça-feira o director da PJ do Centro, Rui Almeida, em conferência de imprensa, e culminou com a detenção de 12 suspeitos, um número actualizado durante a tarde por fonte da PJ.

Foram ainda apreendidas várias armas e munições de vários calibres, além de uma “quantia significativa de haxixe e heroína”, automóveis, equipamento informático e alguns “milhares de euros”.

Houve detenções que ocorrem "em flagrante delito" e outras no âmbito do cumprimento de mandados, acrescentou.

Segundo Rui Almeida, ainda há operações a decorrer “em Coimbra e noutros pontos do país”.

A operação desenrolou-se na sequência da proposta feita ao Departamento de Investigação Acção Penal (DIAP) de Coimbra, no âmbito de vários inquéritos pendentes, que visam a “investigação de tráfico de estupefacientes, tráfico de armas e agressões físicas com armas de fogo que configuram tentativas de homicídio”, explicou.

Para além das investigações que estavam a ser desenvolvidas, a operação, de acordo com o director da PJ, está também relacionada com a necessidade de "repor a segurança e tranquilidade pública", transmitindo a mensagem de "que não há nenhum espaço que esteja de fora do alcance e poder das polícias".

Sentimento de insegurança

Nos bairros da Rosa e do Ingote os moradores sublinharam à agência Lusa a existência de um sentimento de insegurança cada vez maior naquela zona, assistindo-se também a um aumento do tráfico de droga.

Durante a operação, que ocorreu sem incidentes, foram também identificadas "várias pessoas", que poderão ou não ser detidas no futuro, após "avaliação dos indícios".

Rui Almeida afirmou aos jornalistas que o tiroteio que ocorreu durante a noite no bairro da Rosa terá sido "uma mera coincidência", mas que se insere no "pano de fundo" que desencadeou a operação - o sentimento de insegurança por parte da população daquela zona.

Na operação, estiveram envolvidos elementos da PJ de Coimbra, Aveiro e Leiria, e a PSP contou com a participação da esquadra de investigação criminal, corpo de intervenção e apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), entre outras unidades.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • martins
    25 out, 2016 dortmund 12:36
    ja agora investiguem quantas dessas pessoas e que estao a receber subssidios do estado e depois batam palmas a quem lhes concede esses subsidios

Destaques V+