Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Protecção Civil regista 67 ocorrências no distrito de Faro

25 out, 2016 - 08:42

Aviso laranja por causa da chuva mantém-se até à hora do almoço. O vento forte é responsável pelo aviso amarelo.

A+ / A-

Entre as 20h00 de segunda-feira e as 7h00 desta terça, a Protecção Civil de Faro registou 67 ocorrências relacionadas com inundações e quedas de árvores, devido à chuva e ao vento forte.

O mau tempo afectou, sobretudo, os concelhos de Tavira, Olhão, Albufeira, São Brás de Alportel, Silves, Portimão, Faro, Lagoa e Monchique.

"Neste momento, as situações estão todas resolvidas” e não há “nenhuma situação em curso”, garante Richard Marques, comandante de permanência às operações da Protecção Civil de Faro, em declarações à agência Lusa.

Para a resolução das ocorrências – na sua maioria, inundações urbanas e quedas de árvores – foram destacados “90 meios técnicos e 226 operacionais".

"O vento forte provocou, às 20h30, no pavilhão municipal de Olhão, a deslocação de telhas da cobertura, afectando alguns veículos que se encontravam estacionados nas imediações. Também nesta zona e pela mesma altura registámos muitas quedas de árvores", adiantou o mesmo responsável.

Em Tavira, na localidade de Bengado, registou-se, cerca das 21h30, um caso de danos no telhado e na chaminé de uma vivenda, sem causar feridos ou necessidade de realojamento de pessoas.

"Tivemos também, entre as 22:09 e as 00:20, a Estrada Nacional 2, em Faro, cortada ao trânsito devido à queda de um cabo eléctrico e que impediu o normal fluxo de trânsito nesta via", disse ainda Richard Marques.

Todas as situações "foram resolvidas no patamar municipal, não tendo sido necessário qualquer tipo de reforço ou balanceamento de meios para fazer face às situações que foram surgindo".

Segundo o comandante da Protecção Civil de Faro, "continua a chover [esta manhã], mas com menos intensidade”. Ainda assim, “nas próximas horas, vamos manter-nos atentos, uma vez que ainda existem avisos de mau tempo para o distrito".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva. O aviso vigora até às 13h00 e passa depois a aviso amarelo.

Em vigor está já um aviso amarelo, mas por causa da previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo de 95 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu ainda outro aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, passando a ondas de oeste.

Quanto a outros distritos, o instituto colocou sob aviso amarelo Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal, até às 13h00, devido à previsão de chuva.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O amarelo significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Muitas nuvens e aguaceiros

A previsão do tempo para esta terça-feira aponta para céu geralmente muito nublado nas regiões do Norte e Centro, aguaceiros – mais frequentes e acompanhados de trovoada no litoral, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da manhã – vento fraco a moderado de leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da tarde e pequena subida de temperatura.

No Sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e rajadas, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência a partir do meio da tarde e pequena subida da temperatura.

Quanto a temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 23 graus, no Porto entre 15 e 23, em Viana do Castelo entre 13 e 23, em Viseu entre 11 e 19, em Vila Real entre 11 e 18, em Bragança entre 08 e 17, na Guarda entre 11 e 15, em Coimbra entre 16 e 23, em Castelo Branco entre 13 e 21, em Santarém entre 15 e 22, em Évora entre 15 e 22, em Beja entre 16 e 22 e em Faro entre 18 e 23.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+