Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cidade arqueológica de Balsa vai mesmo ter estufas de frutos vermelhos

25 out, 2016 - 07:26

É a maior cidade romana do país e situa-se em Tavira. “Conímbriga ao pé daquilo é uma pequena cidade de província”. Estufas estiveram embargadas, mas podem agora avançar de modo condicionado.

A+ / A-
Balsa ao fundo. Património arqueológico debaixo de interesses imobiliários
Balsa ao fundo. Património arqueológico debaixo de interesses imobiliários

Veja também:


A Direcção Regional de Cultura do Algarve confirma à Renascença ter autorizado a instalação de estufas no terreno agrícola em Tavira onde estão os vestígios arqueológicos da cidade romana de Balsa.

Sublinha, por outro lado, que o parecer favorável está condicionado à protecção do património já conhecido e do que possa vir a ser encontrado.

Além disso, acrescenta, vai ser aberto em breve um procedimento de ampliação da classificação da “Estação Arqueológica Romana da Luz” como sítio de interesse público, abrangendo a totalidade das áreas onde se localizam vestígios efectivamente documentados pelos trabalhos arqueológicos entretanto efectuados pelo proprietário dos terrenos.

A instalação de estufas de frutos vermelhos na Quinta Tore de Aires, onde se encontra a cidade romana de Balsa, foi embargada pela Direcção Regional de Cultura do Algarve há um ano.

Mas o proprietário do terreno apresentou junto de outras entidades com jurisdição na zona um projecto de instalação das estufas e, garantida que foi a protecção arqueológica do local, a Direcção Regional de Cultura deu parecer favorável condicionado.

As ruínas romanas de Balsa foram descobertas em 1866 na Quinta Torre de Aires. Lá se encontram ainda necrópoles, uma parte habitacional, edifícios com mosaicos, balneários, tanques de salga de peixe, cerâmica e moedas.

Fora da zona classificada como património arqueológico e Zona Especial de Protecção haverá ainda aquedutos, necrópoles, fornos industriais, um hipódromo e algumas vilas suburbanas.

A dimensão dos vestígios é imensa e não há nada comparável em território nacional. “Conímbriga ao pé daquilo é uma pequena cidade de província”, diz à Renascença Manuel Maia, um dos arqueólogos que, em 1977, descobriu esta cidade romana à beira-mar.

As ruínas encontram-se em terrenos privados situados perto de Luz de Tavira, na sua maioria na Quinta da Torre de Aires, que corresponde a uma exploração agrícola.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hugo
    28 fev, 2017 Londres 13:58
    Em relacao a historia mundial, ou historia da Peninsula, as directrizes tao erradas como desde ha no minimo 100 anos. So se pensa no lucro imediato e nao se tem visao futuro. Tenham como exemplo a cidade de Braga, uma das capitais do imperio Romano, de certeza cavariam no alto da cividade ou no centro e achariam vestigios da humanidade, mas o sr mesquita e o povo que o apoiou em vez de pensarem muito a frente e reflectirem, nao, construi se sem parar e hoje nao podes esburacar nada em braga centro. Tempos romanos datam no minimo 300 ac ate 100bc. Falamos historia da humanidade nem portugal existia.
  • Mendonça Neves
    27 jan, 2017 Faro 21:57
    Problema muito importante que merece a preocupação dos cidadãos. Sabemos por factos anteriores o que acontece com as promecas dos proprietarios.
  • Olga Jose Fernandes
    23 jan, 2017 Tavira 22:27
    Sozinhos ,nada podemos fazer , mas todos juntos , talvez
  • Carlos Veloso
    26 out, 2016 Tomar 10:17
    Vergonha! Os interesses imobiliários continuam a ser mais importantes do que o nosso património cultural!
  • Armelino Vieira
    26 out, 2016 Olhão 09:43
    Em causa está uma avaliação do Ordenamento do Território da Orla Costeira esquecida, dentro da Ria Formosa. Muito se poderia dizer sobre a incapacidade técnica dedicada à gestão do território para o desenvolvimento perante a política das "Demolições" e outras de braço dado com o paternalismo evidenciado na falsa salvaguarda de pessoas contra o risco das águas do mar, - continuamos com mentalidade curta e, é pena...
  • Rodrigo Aires
    26 out, 2016 Tavira 07:51
    Eu colaborei com os meus trabalhos de topografia na documentação dos achados encontrado, colaborei com o Dr. Manuel Maia e com a saudosa Maria Maia foram insaciáveis e conhecem muito bem toda a parte arqueológica de Tavira, tal como o Dr. Fernando Fraga que publicou o livro Balsa Cidade Perdida, talvez a consulta desses elementos ajudem a perceber o que estará prestes a ser destruído,espero que não.
  • Vasco
    25 out, 2016 Santarém 22:17
    Pois de facto o Algarve precisa mudar de cara, só cimento armado em redor do oceano e logo uns metros atrás tudo entregue ás silvas e ao abandono dá de facto uma muito má imagem da região.
  • Vitor Sousa
    25 out, 2016 Amadora 21:15
    Continuam os crimes contra a História de um País e ainda se consideram eles nacionalistas por andarem de bandeirinha na altura dos jogos da bola. Cambada de bimbos. O que consideram mais importante e mais relevante, inclusive do ponto de vista económico? Plantações de morangos ou uma cidade romana de grandes dimensões que irá trazer milhares de turistas para aquela região específica? Pensem, não é muito difícil.
  • Helder matos
    25 out, 2016 Braga 17:54
    Outros paises desejariam ter a riquesa historica e patrimonial que nos temos por explorar. Qualquer pequeno achado desenvolvem uma economia em torno de umas pequenas ruinas chamam lhe de heritage e dizem a qualquer pedra que é lovely. As vezes apetece me dizer lhe que em portugal temos muito heritage onde o tractor passa e lavra tudo para couves.

Destaques V+