Tempo
|
A+ / A-

​Mau tempo faz estragos no Algarve

24 out, 2016 - 23:36

Registaram-se inundações em Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Lagoa e Silves. Aviso laranja em vigor até ao meio-dia desta terça-feira.

A+ / A-

O mau tempo provocou esta segunda-feira inundações e estragos em várias cidades do Algarve e no Alentejo.

Durante o dia registaram-se inundações em Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Lagoa e Silves, adiantou à Renascença o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Poucos antes da meia-noite, o comandante de permanência da Protecção Civil de Faro, Richard Marques, avançou à Renascença que, naquela altura, haviam "11 ocorrências em curso, em fase de resolução, nomeadamente nos concelhos de Tavira, Loulé, Silves, Faro e também em Albufeira”.

“Na baixa de Albufeira são situações de inundação em perímetro urbano, que estão a ser acompanhadas pelos agentes de Protecção Civil no local”, disse a mesma fonte.

Em Olhão, as rajadas de vento muito forte soltaram algumas telhas do Pavilhão Municipal, que caíram em cima de veículos.

O CDOS de Faro registou 55 ocorrências na segunda-feira. Foram destacados para o terreno 49 operacionais, de nove corporações de bombeiros, apoiados por oito veículos.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Algarve vai estar sob aviso laranja - o segundo mais grave- até ao meio-dia desta terça-feira.

O IPMA prevê até final da manhã desta terça-feira a ocorrência de chuva, por vezes forte, e de granizo acompanhado de trovoada.

Inundações e queda de árvores no Alentejo

O vento forte e a chuva que caiu segunda-feira à noite nos distritos de Beja e de Évora provocaram quedas de árvores, que condicionaram o trânsito em algumas estradas e várias inundações.

No distrito de Évora, segundo o CDOS, registaram-se até cerca das 24h00 de segunda-feira dez inundações em habitações em vários concelhos, seis em Reguengos de Monsaraz, duas em Portel, uma no Alandroal e uma em Évora, tendo ainda ocorrido, no concelho de Reguengos de Monsaraz, uma queda de árvore e de um sinal de trânsito.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que foram registadas quedas de quatro árvores de grande porte na estrada entre Quintos e Salvada, no concelho de Beja.

Na Estrada Nacional 260, entre Serpa a Beja, ocorreram também várias quedas de árvores e muitos destroços caíram na via, numa extensão de três quilómetros, assim como na estrada que liga Mina de São Domingos, concelho de Mértola, a Serpa, foram registadas várias quedas de árvores, numa distância de alguns quilómetros, adiantou a mesma fonte.

Segundo o CDOS, até às 23h30 de segunda-feira, caíram ainda duas árvores nos concelhos de Vidigueira e Castro Verde e ocorreram cinco inundações em habitações, quatro em Beja e uma em Serpa.

Fonte da GNR disse que nenhuma estrada esteve cortada ao trânsito devido às quedas de árvores, embora algumas tenham estado temporariamente com o trânsito condicionado.

[notícia actualizada às 00h57]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+