Tempo
|
A+ / A-

Ana Gomes: Em seis meses haverá uma nova "Selva" em Calais

24 out, 2016 - 21:59 • Henrique Cunha

Em entrevista à Renascença, a eurodeputada critica as cedências do Governo francês ao populismo da extrema-direita e diz ser fundamental eliminar as redes ilegais de passadores e criar corredores que permitam o fluxo de refugiados.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades francesas começaram a desmantelar o acampamento ilegal de Calais, conhecido como "A Selva", mas dentro de meio ano os migrantes estarão de volta porque o seu objectivo é seguir para o Reino Unido, afirma Ana Gomes em entrevista à Renascença.

A eurodeputada socialista liderou, em Julho, uma missão do Parlamento Europeu àquele local onde se encontram milhares de refugiados.

Em entrevista à Renascença, critica as cedências do Governo francês ao populismo da extrema-direita e diz ser fundamental eliminar as redes ilegais de passadores e criar corredores que permitam o fluxo de refugiados.

Visitou recentemente Calais. Que conclusões tirou?

“Eu estive em Julho passado em Calais, liderando uma missão da comissão de liberdades cívicas, justiça e assuntos do Parlamento Europeu, e percorri as ruelas do ‘bidonville’ que é a “Selva” e visitei ao lado uma outra situação completamente diferente de que ninguém fala. Aí o presidente da Câmara percebeu que era preciso lidar com humanidade com o problema dos refugiados e migrantes que querem passar para a Grã-Bretanha. Arranjou um terreno, instalou as pessoas em condições decentes, facilitou a entrada de organizações não-governamentais para dar apoio. Portanto, não há nenhum problema nesta terra ao lado de Calais, que se chama Grand Saint. Em Calais, onde há uma presidente de Câmara reaccionária, de direita, hostil à presença de refugiados, é que há problemas”.

François Hollande deixou-se enredar por essas ideias que denuncia?

A verdade é que em Calais o que funciona são as redes de passadores que estão perfeitamente activas ali, como em toda a Europa. Os governos europeus não abrindo vias legais e seguras para requerentes de asilo ou mesmo para migrantes poderem fazer os seus pedidos para terem acesso ao território europeu, estão obviamente a alimentar as redes de traficantes.

O foco deveria ser essa rede de traficantes?

Obviamente que sim. Enquanto nós mantivermos essas redes legais e seguras, as vias ilegais de traficantes prosperam. Todos os migrantes e refugiados com quem falei em Calais sabiam e diziam-me: ‘É uma questão de tempo, é uma questão de dinheiro; mais dia, menos dia eu vou passar’.

As pessoas continuam a perder a vida e Calais vai-se reconstituir. Hoje o Governo francês vai desmantelar e daqui a seis meses temos outra “Selva” em Calais. Fala-se que estão cerca de 1.300 crianças não acompanhadas em Calais. Eles vão ficar dispersos por toda a França durante um determinado tempo, mas hão-de voltar-se a reunir ali onde é mais perto para poderem passar para o Reino Unido. Não tenho a mais pequena ilusão de que o desmantelamento pretendido pelo Governo, daqui a seis meses, tudo voltou à estaca zero. E isto não vai acabar.

Daqui a seis meses, o Governo francês irá voltar a investir até porque se aproximam eleições legislativas?

Eu penso que o Governo francês, infelizmente, tem vindo atrás do discurso da retórica xenófoba dos partidos da extrema-direita e da Frente Nacional e, com o aproximar das eleições, sabemos como os Governos, inclusive mesmo os ditos socialistas, acabam por seguir essa retórica.

Adeus à "Selva". Migrantes retirados de Calais
Adeus à "Selva". Migrantes retirados de Calais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Selva Europeia
    25 out, 2016 lisboa 20:12
    E uma nova selva islamica e africana na Europa....
  • A loucura
    25 out, 2016 lisboa 14:33
    Está doida.
  • João Antunes
    25 out, 2016 Vila Franca Xira 12:22
    Intervenção pertinente de Ana Gomes. Faltou referir que Iraque, Líbia, Síria, etc foram e continuam a ser países onde a indústria de guerra e de tráfico de armamento interveio da forma mais criminosa pela mão europeia, americana e russa. Até aos anos 90 eram países com Governos estáveis. As pessoas são pessoas em todo o lado. Só querem paz, ter o que comer, fazer a sua vida, criar os filhos. Isso é-lhes impedido nos países onde nasceram. Como é óbvio saem de lá. Rússia e EUA nunca iriam sofrer com os refugiados de guerra originados pelos seus crimes. Paga a Europa... como sempre!
  • João Semana
    25 out, 2016 Porto 09:59
    Segundo estes políticos toda a gente tem o direito de ir para onde quiser sem restrições, mesmo que não seja perseguido nem tenha guerra nos seus países...?? Vamos ter não tarda toda a África do norte e toda a Ásia do sul na Europa. Vamos ver o caldo que vai dar. Mas a culpa é nossa em tolerar e aceitar estes políticos que temos....
  • Professor Martelo
    25 out, 2016 Amaraleja 09:30
    Refugiado não tem direito a escolha vai par o país que os acolher. Ou afinal não são refugiados?!
  • lisboa
    25 out, 2016 lisboa 08:20
    Esta senhora regula bem da caixa dos pirolitos??? Acho que nem no PS a levam a sério!!! e são os nossos impostos a pagar isto tudo!!!!
  • tuga
    25 out, 2016 lisboa 08:10
    Imagens nojentas, quem vai sustentar aquela parasitagem?? se estão ilegais porque não são expulsos??? aquilo é um incentivo a virem mais mamar dos impostos dos europeus!!! Aquelas imagens nojentas é dizer venham mais, que são bem recebidos e vão poder viver sem fazerem a ponta de um corno, estamos cá para os sustentar!!! como é possível os povos aceitarem este atraso civilizacional se séculos, sem se indignarem?? esta senhora está no seu perfeito juízo???
  • Tugatento
    24 out, 2016 Amarante 22:31
    Os políticos/as, deviam ser os primeiros a dar o exemplo e levarem para casa deles um grupo de refugiados.

Destaques V+