Tempo
|
A+ / A-

Chumbar na escola faz bem? Envie as suas perguntas

24 out, 2016 - 20:08

Autora de estudo sobre efeitos da repetição de ano estará na Renascença. Saiba como participar na emissão.

A+ / A-

“Será a repetição de ano benéfica para os alunos?”. É o título de um estudo que será apresentado esta quarta-feira, na Torre do Tombo, em Lisboa.

Que função desempenha a retenção? Pode ou não contribuir para a melhoria de resultados escolares? Que estratégias alternativas existem?

Estas e outras questões constam deste estudo, que estará em destaque na Renascença esta quarta-feira, depois das 12h00.

Ana Balcão Reis, docente da Nova School of Business and Economics e uma das autoras do estudo, vai responder às perguntas dos ouvintes.

Envie as suas questões para online@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rita
    26 out, 2016 Bustos 16:47
    Um bebé CAI ao dar o primeiro passo : Repete ou avança para uma competição? Então... Quem não repete para aprender fazendo?
  • Susana Pires
    26 out, 2016 Gouveia 12:58
    Tendo um filho a frequentar o 3º ano de escolaridade julgo ser necessário passarmos por uma reestruturação séria e não só politica. As matérias são cada vez mais extensas, e que tal pensarmos em diminuir a matéria leccionada? Turmas mais pequenas poderia ser outra solução, não? Os alunos não são todos iguais e é preciso tempo para todos atingirem a mesma meta. A retenção só faz sentido se realmente o aluno não conseguir atingir o básico e fundamental de cada ano.
  • fr
    26 out, 2016 Portugal 12:13
    Causa comum para o mau aproveitamento dos alunos? Essa é fácil: pais burros e pobres.
  • António Domingos Sim
    26 out, 2016 Portimão 12:01
    A alternativa seria os professores trabalharem melhor e as escolas não fecharem o acesso aos encarregados de educação? Porque é que nos serviços de pré-primária se mandam as crianças ver tv e filmes e são as auxiliares que fazem os trabalhos manuais?
  • Rute Almeida
    25 out, 2016 Soure 22:40
    É possível fazer comparação como o que é praticado lá fora. Há algum país que não chumbe os alunos? Quais são os resultados?
  • Anabela Cardoso
    25 out, 2016 Aveiro 18:05
    Eu não sei qual é o resultado do estudo mas o facto de à partida se saber que ninguém reprova não poderá ser um incentivo ao desleixo nos estudos? Obrigada
  • Pedro Santos
    25 out, 2016 Porto 18:01
    Há alguma razão ou causa comum para o mau aproveitamento dos alunos? Quais as soluções?

Destaques V+