Tempo
|
A+ / A-

Dívida portuguesa volta a aumentar

24 out, 2016 - 11:02

Continua a ser a terceira maior da UE, depois da Grécia e de Itália.

A+ / A-

A dívida pública de Portugal agravou-se para 131,7% do PIB no segundo trimestre do ano, continuando a ser a terceira maior da União Europeia (UE), depois da Grécia e de Itália, revela esta segunda-feira o Eurostat.

A dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal agravou-se 2,9 pontos percentuais face aos 128,7% do PIB no segundo trimestre de 2015 e 2,8 pontos na comparação com o período entre Abril e Junho (128,9%), sendo esta a maior subida em cadeia.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na zona euro, a dívida pública recuou para os 91,2% do PIB, face aos 91,3% do trimestre anterior e aos 92,1% do período homólogo de 2015.

No conjunto dos 28 Estados-membros, a dívida pública diminuiu 3,2 pontos percentuais na comparação homóloga e 0,2 na variação em cadeia para os 84,35 do PIB.

As dívidas mais altas foram registadas na Grécia (179,2% do PIB), em Itália (135,5%) e em Portugal (131,7%), enquanto as mais baixas se observaram na Estónia (9,7%), no Luxemburgo (22,0%) e na Bulgária (2,5% do PIB).

Face ao primeiro trimestre do ano, teve a segunda maior subida na dívida pública (2,8 pontos percentuais), depois da Grécia (3,1 pontos), seguindo-se a Letónia (2,6 pontos). Treze Estados-membros viram as suas dívidas agravarem-se.

Dos 15 países onde se registou um alívio da dívida, as maiores baixas registaram-se na Finlândia (2,7 pontos), na Irlanda (2,6 pontos) e na Hungria (1,6 pontos).

[Notícia actualizada às 12h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antunes
    24 out, 2016 Leiria 18:59
    É uma tristeza ver o que o meu antigo meio de comunicação favorito se transformou... Isto de Critão não tem nada. Vocês são globalmente uma vergonha, um cancro na luta contra a injustiça e a desigualdade. Gostava de saber o que o Papa Francisco pensa da vossa miserável forma de estar.
  • Pedro Godinho
    24 out, 2016 Lisboa 16:53
    Caro Rui, qual era a alternativa do governo anterior, quando em 2011 recebeu um país quase falido (depois de 6 anos de governação socialista...) e um programa de ajustamento para 3 anos acabado de assinar por pelo PM Sócrates? Esperava que com as medidas de austeridade negociadas com a troika que nos emprestou dinheiro o desemprego descesse, a dívida descesse e o crescimento disparasse??! Comparar a situação do país em 2011 com a situação de 2016 é pura e simplesmente um exercício de demagogia. O governo anterior teve à força que baixar o défice de números astronómicos para cerca de 3%, pelo que a receita estava praticamente dada pelo governo PS que negociou e assinou o memorando com a troika.
  • n/frieza, écongelado
    24 out, 2016 rqt 15:24
    Oh friezas ou congelados, o governo anterior o que fez foi só tirar, empobrecer mais e retirar muito da dignidade a muitas famílias. Ninguém quer o dinheiro dos outros mas este país está condenado a gente como tu que olha mais à divida do que à falta de dignidade que este país tem. Eu nunca comi nada do dinheiro dos outros, mas estou a pagar por muitos desvios e roubos de muitos que se aproveitaram. Nem eu tenho que pagar pelos teus netos ou de lá o que tu queres? O governo anterior apesar de governar para servir a troika o que é que endireitou este país? Ou és cego ou fazes-te. Toma vergonha e não fales por partidos. Pois o que este governo está a fazer é a manter quase tudo o que o outro fez. Salários congelados mantêm-se, apesar de baixos, os mais baixos desta eurome-da. A austeridade mantêm-se, o desemprego, a pobreza e miséria. Queres mais o quê? Ou tu achas que todos são parvos para não ver que este país não melhorou mda nenhuma, mas apesar de todos os sacrifícios que os portugueses fizeram, ainda há o desplante de se dizer que a dívida aumentou. Não foi pelo aumento do meu salário, pois ele continua congelado. Oh pá fecha-me esta matraca em vez de dizeres mda. Ou não venhas enervar com a tua falta de senso. Tens um país que nunca foi rico e entregaram no a esta u.europeia, mas para proveito de alguns, só de alguns. O que é que eu e os outros têm a ver com os teus futuros netos. Eu tive alguma culpa por ter sido sempre governado por gente medíocre e por todos -
  • 24 out, 2016 aldeia 14:48
    Mas.....ainda há muito dinheiro para os vencimentos milionários dos gestores da CGD.
  • Rui
    24 out, 2016 Lisboa 14:36
    O governo anterior também aumentou a dívida...só se vê aqui e choraminguice por causa do governo anterior ter ido a viola não tiveram votos suficientes nem com o povo nem com os deputados da AR ou seja perderam 2 vezes mais perdedores que isto deve ser impossível.
  • Eborense
    24 out, 2016 Évora 14:17
    É óbvio que O Sr. Costa está a levar a dívida pública para a insustentabilidade, para depois argumentar, que a única alternativa será a reestruturação, tal como o pretendido pelo próprio Sr. Costa, mas que não pode dizer, deixando para a 1ª ministra Catrina esse papel. Um país que não cresce, mas que todos os dias anuncia aumento da despesa, só poderá culminar no aumento da dívida e imediatamente a seguir na falência do País e, está à vista de todos, que tenham dois dedos de testa, que basta o BCE retirar o tapete e o afundanço é mais que certo. Viva a geringonça, viva o Sr. Costa, viva a 1ª ministra Catrina, viva a irmã Mortágua e vivam todos os geringonços apoiantes da geringonça.
  • Friezas
    24 out, 2016 14:03
    A divida publica está a aumentar? nao acredito! a culpa é do governo anterior, nao acham?mas será que os portugueses ainda nao perceberam que é facil governar com o dinheiro dos outros? devem perceber quando os nossos filhos e netos tiverem que pagar a fatura, mas aí é tarde. O governo anterior tambem gostaria de fazer tal proeza dar a quem precisa mas teve noção da realidade e foi mais moderdado,para estes o importante sao as proximas eleiçoes os portugueses que se danem.
  • Carlos Costa
    24 out, 2016 Santarem 13:06
    Com este governo,a dívida pública será sempre a subir,o limite é o ceu!!!! Um dia,as faturas hão-de aparecer para serem pagas pelos mesmos de sempre!!!!
  • toma toma
    24 out, 2016 dequalquerlado 12:52
    Concordo contigo Miguel Correia. Pois eu sinto-me igual, é o que faço no comentário abaixo. Com o coelho foi só a tirar. Com o costa este país virou ao faz de conta...
  • Martins
    24 out, 2016 LX 12:36
    Estamos muitíssimo melhor ;-) , porque agora se trata de um aumento de dívida "virtuoso", pois é consequência de uma governação para as pessoas feita por geringonços bem intencionados e de esquerda (mas que não percebem nada de finanças públicas!).

Destaques V+