Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores. Previstas ondas até 18 metros apesar da melhoria do tempo

24 out, 2016 - 06:46

Devido ao mau tempo também foi cancelada a viagem marítima Madeira-Porto Santo de segunda-feira.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma melhoria do estado do tempo a partir desta segunda-feira nos Açores e fez algumas alterações aos avisos meteorológicos emitidos no domingo, mantendo, contudo, o aviso vermelho no grupo oriental.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, espera-se uma “diminuição gradual da intensidade do vento e da agitação marítima”.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), mantém-se até às 6h00 de segunda-feira (hora local, menos uma do que em Lisboa) o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

O aviso vermelho significa uma "situação meteorológica de risco extremo".

Prevêem-se ondas de nove a 10 metros de altura, que podem atingir os 18 metros, em especial na costa norte.

A partir das 6h00 e até às 12h00 estará em vigor nestas duas ilhas, pelo mesmo motivo, um aviso laranja, o segundo mais grave (que anteriormente iria durar até às 16h00).

O grupo oriental ficará depois sob aviso amarelo (o terceiro na escala) devido a agitação marítima (até às 21h00). Há ainda um aviso deste nível relativo ao vento (desde esta noite até às 9h00).

No grupo central – Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa – há um aviso laranja devido a agitação marítima que estava previsto terminar às 7h00, mas vai ser levantado às 06:00.

Segue-se um aviso amarelo até às 12h00 pelo mesmo motivo e as cinco ilhas.

O grupo central é ainda abrangido pelo mesmo aviso de vento do que o grupo oriental.

A Protecção Civil alerta para a necessidade de tomar medidas de prevenção, como não praticar modalidades relacionadas com o mar (incluindo passeios à beira-mar) e não despejar lixo em ribeiras.

Cancelada ligação Madeira-Porto Santo

O navio “Lobo Marinho” não realiza na segunda-feira a sua ligação entre a Madeira e o Porto Santo devido à agitação marítima forte, anunciou o armador no seu "site".

"Informamos que, devido às más condições climatéricas, vamos cancelar as viagens de amanhã, 24 Outubro, de forma a garantir a segurança dos nossos passageiros", refere a Porto Santo Line.

O armador adianta que as passagens serão "automaticamente alteradas" para a viagem seguinte, ou seja, para quarta-feira.

Segundo o IPMA, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido a agitação marítima. Prevêem-se ondas de noroeste de cinco a sete metros, podendo atingir os 12 metros de altura máxima.

O aviso está em vigor até às 21h00 de segunda-feira, altura em que passa a amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro), até às 9h00 de terça-feira, sob a previsão de ondas de noroeste de quatro a cinco metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+