Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa sem recolha de lixo entre segunda e quarta

23 out, 2016 - 18:28

Os trabalhadores de tratamento de resíduos sólidos vão estar em greve a partir de segunda-feira à noite.

A+ / A-

O município de Lisboa vai ficar sem recolha de lixo entre segunda-feira à noite e quarta-feira de manhã devido à greve dos trabalhadores de tratamento de resíduos sólidos, anunciou a autarquia.

Um comunicado da Câmara Municipal de Lisboa (CML) refere que "devido à greve dos trabalhadores da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A, o Município de Lisboa vê-se impedido de proceder à remoção dos resíduos urbanos".

A recolha não será feita entre segunda-feira à noite e a manhã de quarta-feira, 26 de Outubro, razão pela qual a CML solicita que, naquele período, os munícipes não coloquem os resíduos no lixo.

Na semana passada, os trabalhadores da Valorsul divulgaram um comunicado indicando a convocação de greve para entre as zero horas de terça-feira, 25 de Outubro, e as 8h00 do dia seguinte, quarta-feira, "para exigir o aumento dos salários e o cumprimento do direito à negociação colectiva".

Os trabalhadores apontam que a administração da empresa, na última reunião com os representantes dos trabalhadores, "confirmou que não pretende iniciar a negociação da revisão da tabela salarial e de outras matérias constantes do Acordo de Empresa, para o ano de 2016".

Os trabalhadores recordam que têm vindo a reivindicar "o cumprimento do direito à negociação colectiva, o aumento dos salários - que não são actualizados desde 2009 - bem como uma distribuição justa da riqueza criada com o seu empenhamento, esforço e dedicação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+