Tempo
|
A+ / A-

Pastoral Familiar procura melhor integração de pessoas em “situação irregular"

23 out, 2016 - 17:20 • Paula Costa Dias

Embora para alguns a ideia de integração seja difícil, há já exemplos positivos. A Renascença mostra o exemplo de Alexandra Silva, que está num segundo casamento.

A+ / A-

Sete meses depois de ter sido publicada, a exortação apostólica “A alegria do Amor” serviu de pano de fundo às Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, que se realizaram neste fim-de-semana em Fátima e que juntaram um número recorde de participantes, praticamente 400, oriundos de quase todas as dioceses do país.

Religiosos e leigos aprofundaram as ideias defendidas pelo Papa Francisco e adiantaram pistas para alcançar a tão desejada integração na Igreja das pessoas em situação irregular. Pede-se não só uma maior preparação dos noivos mas também um maior acompanhamento aos casados e sobretudo aos que estão a viver ou viveram uma separação ou divórcio.

Embora para alguns a ideia de integração seja difícil, há já exemplos positivos. É o caso de Alexandra Silva. Casada durante 13 anos, divorciou-se e, há cerca de três anos, apostou num segundo casamento. Para esta ex-catequista, o acompanhamento que o pároco lhe proporcionou foi determinante para que continuasse ligada à Igreja. Convidada a dar o seu testemunho nas jornadas da pastoral familiar, Alexandra Silva contou à Renascença que nunca teve “essa sensação do apontar o dedo, das pessoas me olharem, de comentarem”. Porque os divorciados não podiam, na altura, comungar, a jovem deixou de o fazer por uma questão de respeito. No entanto, retomou e actualmente, com o marido Manuel Alves, “colocamo-nos na fila e vamos, nunca nos foi recusado”. Para essa mudança de atitude foi determinante “o apoio que o pároco nos tem dado”. Actualmente faz parte da equipa da pastoral da saúde e do grupo de Casais, da paróquia de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia.

Um exemplo da integração que o Papa Francisco preconiza na exortação “A Alegria do Amor”. Um documento que manifesta um progresso doutrinal ao abrir a possibilidade aos recasados de participarem nos sacramentos, salienta o cónego Arnaldo de Pinho. O director do Centro de Estudos do Pensamento Português, da Universidade Católica, diz que se trata de uma exortação sinodal “que não põe limites à integração, por exemplo, no acesso aos sacramentos, ao passo que a Familiaris Consortio taxativamente dizia que não podiam ser integradas na comunhão”. Para Arnaldo de Pinho, “em linguagem técnica, é um progresso doutrinal”.

Uma mudança de mentalidades que tarda a dar frutos, não só por falta de informação relativamente à proposta do Papa, dizem alguns, mas também pela falta de tempo de muitos padres. Por isso, o padre Luís Baeta, de Cabeceiras de Basto, Braga, acha que esta “devia ser uma prioridade” para a Igreja portuguesa. Para que “com o passar dos anos não acabemos por perder pessoas importantíssimas na comunidade”.

A todos cabe a responsabilidade de procurarem mais informação sobre a proposta do Papa, defende o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que vai levar o assunto à próxima assembleia plenária. D. Antonino Dias salienta que “ninguém pode dizer que não tem informação porque o documento está mais que divulgado e quem quiser pode adquiri-lo”.

Nestas jornadas ficou também patente a necessidade não só de se apostar mais na preparação dos noivos à luz da exortação apostólica como também na criação, em todas as dioceses, de equipas multidisciplinares para acompanharem os católicos em situação irregular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filomena Pereira
    26 out, 2016 Benfica 05:46
    O meu sonho, o meu projeto de vida foi construir uma família. Lutei nove anos para ter um filho. Deus deu-me essa alegria. Tinha o meu filho 3 anos e fui abandonada. Estava doente e sem trabalho. A minha preocupação foi: o meu não vai ser eficado pelo pai e eu já não tenho família. Quando voltei a encontrar um parceiro digno de completar a família que eu tinha perdido, deparei-me com a seguinte vivência : na minha paróquia a 1 comunhão e o Crisma eram ministrados às crianças na mesma altura. Fui fazer o curo Alpha para também poder crismar-me e ser na mesma altura madrinha de crisma do meu filho. Descobri durante o curso que não só não podia crismar-me como não podia comungar. Eu vivia em pecado. Porque alguém desistiu de mim eu não posso viver em família. A Família, a entidade que a Igreja tanto defende. O meu filho fez a sua confirmação cristã com 10 anos para que a diocese tenha mais meninos crismados. Eu não me pude crismar com 46 anos, apesar de o querer fazer em toda a sua plenitude, como católica praticante que sou, todos os dias, na fé, no respeito, nos ensinamentos e nos exemplos de vida que passo a quem vive comigo e em particular ao meu filho que tem hoje 12 anos. E continuo sem coragem de lhe dizer porque não me crismei e porque não comungo com ele. Alguém tem dúvida sobre o que a verdade faria à cabeça deste menino?
  • Antonio Patricio
    23 out, 2016 Encarnação 20:01
    Leio com muita alegria, mas com muitas dúvidas, esta notícia sobre a Pastoral Familiar. Fui casado, pela Igreja, durante cinco anos, divorciei-me e voltei a casar civilmente, há 35 anos. Impedido de participar no Sacramento da Comunhão deixei de frequentar a Igreja. Ao longos dos anos fui esquecendo este hábito e obrigação . Mas nunca deixei de rezar. Enfim, era aquilo que não me podiam tirar. Nos últimos anos voltei a estar presente em algumas missas à 5ª feira nunca me sentindo membro de pleno direito, porque não podia comungar. Por isso estou ausente da missa dominical. Tenho acompanhado o esforço do Papa Francisco na reintegração das pessoas na minha situação mas aquilo que tenho conhecimento é que preciso de anular o casamento. Sinceramente, não gosto da solução por ir "mexer " numa situação dum passado tão longínquo. Já pensei escrever ao Papa Francisco.e enviar a carta através duma pessoa que sei querida do Papa ( um Bispo amigo). Mas quem sou eu para merecer uma excepção?. Ao ler esta notícia será que a interpretei bem? Posso, de acordo com o meu Pároco voltar a comungar? Sem mais nada? Fico agradecido se me esclarecerem.

Destaques V+