Tempo
|
A+ / A-

Ministro da Defesa considera natural abertura de processo nos Comandos

23 out, 2016 - 15:44

Até ao “cabal esclarecimento da situação”, o Exército “não divulgará qualquer elemento que permita a identificação dos militares” que são arguidos e não acusados”.

A+ / A-

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, considerou hoje “natural” que o Exército tenha decidido abrir dois processos disciplinares a militares por “indícios da prática de infracção disciplinar” no 127º curso de Comandos.

“Hoje é normal que em circunstâncias trágicas como recentemente vivemos, com a morte de duas pessoas e com o risco em que infelizmente estiveram colocadas outras, é normal que quem tenha competência para avaliar esteja a avaliar e tenho a certeza que vai decidir com calma, serenamente, qualquer que seja a decisão”, disse Azeredo Lopes à margem das comemorações do Dia do Exército em Elvas.

Fonte do Exército disse à Lusa que os militares que foram alvo de processos disciplinares por “indícios de prática de infracção” no 127.º curso de Comandos mantêm-se ao serviço e em funções no curso.

Questionado pela Lusa, o porta-voz do Exército, Vicente Pereira, confirmou que aqueles militares continuam a desempenhar as suas funções no 127.º curso, frisando que a suspensão de serviço é em si mesma “uma pena disciplinar passível de ser aplicada, nos termos do Regulamento de Disciplina Militar (RDM), no final do processo e em caso de acusação e condenação”.

O processo de averiguações às circunstâncias da morte de dois instruendos no início do 127.º curso de Comandos, em Setembro, “é de natureza secreta até à acusação”, segundo o RDM, frisou o porta-voz do Exército, na resposta enviada à Lusa.

Até ao “cabal esclarecimento da situação”, o Exército “não divulgará qualquer elemento que permita a identificação dos militares que, neste momento, são arguidos e não acusados”, frisou.

Pela mesma razão, “nesta fase não são divulgados” quais os indícios de infracção apurados no processo de averiguações, que continua a decorrer.

Em caso de condenação, o Regulamento de Disciplina Militar prevê as seguintes penas: repreensão, repreensão agravada, proibição de saída, suspensão de serviço e prisão disciplinar.

Dois militares morreram na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que teve início no dia 4 de Setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.

Além do processo interno de averiguações aberto pelo Exército, que ditou até ao momento estes dois processos disciplinares, as mortes estão ainda a ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar.

Para além deste inquérito, decorre uma inspecção técnica extraordinária que incide sobre os referenciais do curso e o processo de selecção.

Até estar concluída essa inspecção, está suspensa a realização de mais cursos de comandos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Herminio
    26 out, 2016 Leiria 16:01
    O que surpreende algumas pessoas é não não haver demissões ou pedidos de demissão onde é que andam os deputados que gritaram a "exigir" a demissão do diretor do colégio militar? Onde é que anda o Sr.. ministro da defesa? Porque não se demite? Honestamente, acha que tem condições para continuar? E os Sr. s Comandantes por aí a baixo, até aos instrutores, acham que têm condições para continuar? O Ps, PSD, BE ee o queque dizem ?

Destaques V+