Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Socialistas permitem formação de Governo por Rajoy em Espanha

23 out, 2016 - 14:11

Os líderes do PSOE tomaram a decisão de se abster na votação nas Cortes, permitindo assim que o PP possa formar um Governo sem maioria absoluta.

A+ / A-

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) decidiu este domingo abrir caminho para a formação de Governo pelo Partido Popular de Mariano Rajoy.

Numa reunião com a cúpula do partido, em que esteve ausente o ex-líder Pedro Sanchez, decidiu-se que quando for proposta novamente a formação de um Governo sem maioria absoluta por parte do PP, o PSOE abster-se-á na votação nas Cortes, equivalente ao Parlamento, o que permitirá a viabilização de uma solução governativa, dez meses depois do fim do mandato do último Executivo e depois de três rondas de eleições legislativas.

Os representantes na reunião votaram a favor da abstenção por uma maioria de 139 contra 96.

O Rei Felipe VI de Espanha deve convocar os partidos políticos para uma nova ronda de conversas na segunda-feira e depois pedirá a Rajoy para formar Governo.

PSOE "vai sair com uma fractura muito profunda"

Segundo José Bastos, editor de Internacional da Renascença, “esta terá sido das reuniões mais difíceis e mais complexas da história do Comité Federal do PSOE, talvez só superada por uma outra reunião nos anos 80 em que reintegrou Felipe Gonzalez”.

“O PSOE evita assim as terceiras eleições, mas o partido vai sair com uma fractura muito profunda. De um lado, a Federação Andaluza, mais poderosa, e também uma boa parte do Arco Mediterrânico, a favorecer a abstenção; do outro lado, o norte de Espanha socialista que alude a uma traição eleitoral, com o argumento de que quem votou PSOE, votou justamente para não haver um governo PP de Rajoy”.

“Com o PSOE a jogar o seu futuro como força dominante da esquerda espanhola, o Podemos vai tentar tornar-se a principal oposição de Rajoy e ‘canibalizar’ boa parte do eleitorado socialista”.

São – acrescenta José Bastos – “tempos decisivos para os socialistas espanhóis, talvez com Susana Diaz, a líder da Andaluzia a líder do PSOE.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Torres
    24 out, 2016 Coimbra 01:47
    Tanto tempo para chegar a esta soluçao, possível há mais de um ano. O anterior líder do PSOE mostrou que nao estava à altura do cargo e insistiu em esticar a corda; o atual já percebeu que mais uma eleiçao e rajoy limpava aquilo com maioria absoluta. Não fosse o diabo tecê-las e toca a abster-se na formaçao do governo. Agora vamos a ver se a infantilidade e as birrinhas continuam na discussão e aprovação dos projetos. Esta gente anda a brincar com o fogo, querem ganhar na secretaria o voto que o povo nao lhes dá e depois queixa-se se aparecer o rabinho de cavalo a dar cabo daquilo tudo.
  • Madala
    23 out, 2016 Évora 21:16
    Abriram os olhos,. O outro queria usurpar o governo.... tipo costa!
  • Viver com Dignidade
    23 out, 2016 Do mundo dos vivos 18:06
    Pois é, sem duvida traição. Depois do que rajoy fez aos espanhóis, nunca se esperaria que um psoe daqueles que não sabem o que a palavra socialista quer dizer e demais operário espanhol , conseguem estes socialistas dar mais uns tempos de austeridade ao Povo espanhol. Sim austeridade pois é o que os partidos social democratas destes tempos modernos da península ibérica sabem fazer, veja-se passos com coelho e portas a bater nos velhos reformados, aposentados e outros recibos onde podem chegar, mas só na classe média e pobre, porque os amigos ricos é para manter, esses ricos é que são amigos, na espanha é a mesma coisa e já falavam à boca aberta na corrupção que já havia, ora corrupção só podem fazer os mais abastados, porque classe média e pobre nem têm para comer, quanto mais para dar ou oferecer. Triste sina esta do psoe que vai, muito cedo ter a resposta do Povo.
  • Miguel Botelho
    23 out, 2016 Lisboa 16:47
    Faço minhas as palavras do Luís: «Os socialista espanhóis abriram o caminho a mais 4 anos de corrupção.»
  • Carlos Costa
    23 out, 2016 Santarem 16:37
    Em Espanha,os socialistas respeitam quem vence as eleições.Aliás,é ao vencedor das eleições que compete formar governo!!!! É assim nas democracias avançadas e consolidadas!!!
  • Manuel Petiz
    23 out, 2016 Porto 15:52
    É preciso não esquecer que nas anteriores eleições o PSOE tinha vindo sempre a perder (por isso correram com Pedro Sanchez) e o PP sempre a subir! O povo Espanhol já estava a ficar saturado de eleições e quando tal, se tivessem de ir novamente ás urnas, seria a desgraça do PSOE e uma possível nova maioria do PP. A oposição que provoque a queda de Mariano Rajoy e o PP deverá conseguir nova maioria absoluta.
  • António Lapa
    23 out, 2016 AMADORA 15:46
    É urgente uma purga nos partidos socialistas por esse mundo fora. Estes partidos foram esvaziados dos seus princípios por uma casta de oportunistas de direita.
  • Paulo M Costa
    23 out, 2016 S. João da Madeira 15:46
    Mais 4 anos de sacrifícios para o comum dos espanhóis, mas se calhar é o que querem.
  • Maria Castilho
    23 out, 2016 Setúbal 15:35
    Felizmente que houve bom senso... Vamos ter Governo em Espanha, para bem de toda a Espanha e do seu Povo. Lutar com lealdade e justiça dá sempre bom resultado e os Espanhóis souberam fazê-lo. Bem Hajam... Felicidades e que Deus ajude a Todos...
  • luis
    23 out, 2016 lisboa 15:04
    Os socialista espanhóis abriram o caminho a mais 4 anos de corrupção.

Destaques V+