Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ilhas e continente em alerta devido a agitação marítima

23 out, 2016 - 10:08

Há previsão de ondas de grande dimensão na costa continental e em várias ilhas dos Açores e da Madeira. Há condicionamentos nas barras marítimas.

A+ / A-

As ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, vão estar em aviso vermelho, o mais grave, devido a agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso é válido entre as 16h00 de domingo (hora local, 17h00 em Lisboa) e as 05h59 de segunda-feira.

Segundo o IPMA, estão previstas ondas de norte de 9 a 10 metros de altura, podendo atingir os 18 metros.

Até às 16h00, as mesmas ilhas estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de ondas de noroeste de 7 a 9 metros.

O mesmo aviso é válido para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, a partir das 12h00, e até às 07h00 de segunda-feira, uma vez que são esperadas ondas de norte de 8 a 9 metros de altura, podendo atingir os 16 metros.

As sete ilhas estão hoje, e até à madrugada de segunda-feira, em aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de vento forte do quadrante norte, com rajadas até 100 quilómetros por hora.

O aviso chega também ao arquipélago da Madeira, entre as 19h00 de hoje e as 22h00 de segunda-feira. Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir os 12 metros.

O Continente não escapa à fúria do mar, e leva ao aviso laranja para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja a partir do final da tarde deste domingo, e até à madrugada de segunda-feira.

Durante este período, estão previstas ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros de altura, podendo atingir 9 a 10 metros.

Barras condicionadas

A barra marítima de São Martinho do Porto está fechada e as de Aveiro, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Faro e Figueira da Foz condicionadas ao tamanho da embarcação, informa o portal da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

A barra de São Martinho do Porto está encerrada a toda a navegação, enquanto as de Faro e da Figueira da Foz apenas a embarcações de comprimento inferior a 10 e 11 metros, respectivamente.

Segundo a página na internet da AMN, a barra de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

As barras de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+